ARTIGO – AO PROGRAMA TREZE HORAS

125

Ao Programa Treze Horas – José Nunes

No exercício de nossa prática enquanto deputado estadual, a unidade regional em torno dos temas estratégicos para o desenvolvimento da Região Sul é vital para que, a partir de um ambiente de cooperação real, os grandes desafios sejam superados. Neste sentido, o Programa Pelotas Treze Horas tem contribuído sobremaneira em temas fundamentais como a conclusão da duplicação da BR 116, tema que coordenamos na Assembleia Legislativa, e em todas as demais pautas que se relacionam ao interesse dos municípios, e das comunidades do conjunto da região.

É com satisfação que saudamos a celebração destes 41 anos de Programa que, sem sombra de dúvida, é um dos mais importantes do radiojornalismo do Rio Grande do Sul.

Em nossa ótica, a tradicional fragmentação que caracteriza o atual momento histórico necessita ser superada por iniciativas que fortaleçam elos e estabeleçam laços, a partir dos desafios concretos, das dificuldades e também das oportunidades que caracterizam nossa região. Enaltecer estes aspectos e valorizar a autoestima da nossa população constituem elementos valiosos para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social.

Um programa com a credibilidade do Pelotas Treze Horas é um ícone nesta perspectiva, pois a cobertura cotidiana dos fatos, dos acontecimentos, das problemáticas e dos desafios de Pelotas e região, bem como de pautas nacionais, é fundamental para que a população, amante da radio difusão, seja estimulada a formar sua opinião crítica sobre a atualidade.

Liderados pelos amigos que compõem a mesa de debate do Treze Horas, o programa conta com informações atuais e com qualificado quadro de participantes. Sua pluralidade e seu compromisso com a informação imparcial, tem sido, ao longo dessas décadas, uma marca de nossa região para o Brasil e para o mundo.

Nosso trabalho concreto na Assembleia Legislativa em defesa da agricultura familiar, da cadeia produtiva do leite, pela conclusão da duplicação da BR 116, e em defesa da economia solidária, tem relação de direta com o desenvolvimento de toda região. Somos parceiros para avançar nessas lutas, e somos parceiros do Treze, sempre em busca do desenvolvimento de novos setores como as energias renováveis, o fortalecimento da base econômica e produtiva tradicional, para que Pelotas se fortaleça e se consolide cada vez mais como um polo de desenvolvimento regional, atuando sempre na valorização da autoestima das pessoas, e no protagonismo da população. O Treze Horas tem papel determinante neste desenvolvimento, garantindo a publicidade e o senso crítico da população.

Viva o Programa Treze Horas! Vida longa!

José Nunes

Deputado Estadual