ARTIGO – AMPLIANDO ROTARY

2291

Ampliando Rotary

Eduardo Carreira*

O Rotary International, o clube de serviços mais antigo do mundo, dedica a cada mês do ano rotário (1º de Julho a 30 de Junho do ano seguinte) à um tema específico. No mês de Agosto concentra-se no Desenvolvimento do Quadro Associativo. Quando os clubes têm um número expressivo de companheiras e companheiros – seu maior patrimônio, estamos mais visíveis e nossos associados têm mais possibilidades e recursos para ajudar suas comunidades.

Também por isso que aumentar o nosso número de membros é uma das principais prioridades dos rotarianos, em especial no Distrito 4680, ao qual os 7 (sete) clubes de Rotary de Pelotas estão vinculados. Com nossos associados motivados e com uma ótima experiência no clube, espera-se que permaneçam ativos e apresentem outras pessoas à família rotária. A presença nas reuniões periódicas nos aproximam, desfrutando de bons momentos de companheirismo – um ideal que continua sendo um grande atrativo até hoje, permitindo amizades duradouras. Os associados de Rotary Clubs quando viajam têm contatos amigáveis em quase todas as cidades do mundo. Há ainda a interação, aumento do círculo de negócios e conhecimentos de outros profissionais de forma transversal, relacionando-se com líderes e pessoas que influenciam e tomam decisões. Incentivar altos padrões éticos na profissão e o respeito por todas as vocações dignas são preceitos em nossa instituição.

Tem se que a realização do rotariano é alcançada por algum meio de retribuir à comunidade. Com mais de 37.200 clubes em 219 países e áreas geográficas (dados de Julho/2023), os rotarianos obtêm uma compreensão das questões humanitárias Dentro de nossa instituição há muitas oportunidades de serviço humanitário, tanto local quanto internacionalmente, bem como os programas de serviços que atendem preocupações como cuidados de saúde, fome, pobreza, analfabetismo e meio ambiente. Os nossos associados devem ser ouvidos e sentir-se especiais e pertencentes aos clubes, pois precisamos entregar e superar as expectativas dos nossos membros, transformando voluntários em rotarianos comprometidos – pessoas em ação!

Também o entretenimento é uma das atividades sociais constantes, e dão aos rotarianos a chance de se divertir. Os Rotary Clubs e Distritos organizam festas e atividades sociais, conferências, convenções e assembleias nas quais além da diversão, há a educação e serviços do Rotary, treinamentos para desenvolvimento pessoal e profissional. Proporcionar o aprimoramento de habilidades de liderança que permitem um melhor trabalho em equipe, por meio de cursos de oratória, planejamento, organização e comunicação, são relevantes para o progresso dos clubes. A elaboração de projetos e a captação de recursos para as comunidades onde estamos inseridos são realizados com o apoio da Fundação Rotária, o braço financeiro do Rotary International.

Ser líder rotário proporciona mais experiência em aprender a motivar, inspirar e orientar outras pessoas. Faça uso com orgulho do seu distintivo rotário! Convide seus amigos com os quais você divide um hobby ou interesse, e lhes apresente ao Rotary. Há muitas maneiras de se envolver e colaborar com a instituição, trocando ideias e experiências com as comunidades em todos os cantos do mundo. Compartilhando histórias inspiradoras, outras pessoas se sensibilizarão e terão despertados seu espírito rotário, para assim criarmos ainda mais esperança no mundo.

*Eduardo Gil da Silva Carreira – Presidente do Rotary Club de Pelotas Suleste – Ano rotário 2023-24