A SOLIDARIEDADE BRASILEIRA
Ivon Carrico*
Diariamente somos bombardeados pela mídia acerca das tantas tragédias, diárias, que afligem a sociedade brasileira.
Para entender o enfrentamento e a superação destas dificuldades vale a pena a leitura ou a releitura dos tantos autores nacionais que destacaram o comportamento individual e social do brasileiro.
A resiliência é uma das suas características muito especial. A outra é a alegria. Está na alma do brasileiro esta outra capacidade. Que, aliás, está muito bem expressa em nossas tantas manifestações culturais.
A associação destas 02 capacidades nos faz únicos no mundo e, permite – ainda – o surgimento de uma terceira: a solidariedade. O brasileiro não desanima! Não desiste!
Por isso, de uma maneira comovente, estamos assistindo o Brasil todo se movimentando em prol da assistência ao Rio Grande do Sul, nesta descomunal tragédia, decorrente das recentes chuvas torrenciais.
O Governo Federal e diversos Governos Estaduais, Forças Armadas e Policiais, Corpos de Bombeiros, enfim – dezenas de Instituições civis e, sim, o povo, como em uma corrente pra frente, estão prestando uma excepcional e notável assistência. Parabéns!
Tomara que, passados esses dias tão tristes, possamos entender que é possível a conjugação de esforços em todos os níveis e esferas do Poder e, sobretudo, em todos os segmentos sociais para a superação daquilo que – nos últimos tempos – têm tanto nos separado e dividido.
Que esta tragédia, enfim, nos mostre desta possibilidade e possamos – então – avançar como Nação.
*Ivon Carrico é pelotense, mora em Brasília, atuando na administração há quase 50 anos. Atuou na ANVISA e na Presidência da República. Brasília: 05/05/2024