100 ANOS DO RÁDIO NO BRASIL: NARRADORES DE PELOTAS E RIO GRANDE

445
A JULES RIMET EM RIO GRANDE
.
O narrador, e diretor da Rádio Minuano de Rio Grande, Paulo Gilberto Corrêa, recepciona a Seleção Brasileira e a Taça Jules Rimet. A Rádio Minuano integrava as Organizações Fonseca Júnior, FJ.
.
NARRADORES DE PELOTAS E RIO GRANDE
.
Duas cidades apaixonadas por futebol, Rio Grande e Pelotas são ainda endereços consagrados do rádio esportivo. Os seus clubes, conhecidos em todo o país – Rio Grande, São Paulo, Riograndense, Farroupilha, Brasil e Pelotas – foram celeiros de craques e endereços que também despertaram o entusiasmo de jovens dispostos a transmitir, a comentar e a atuar na reportagem esportiva. Além de Roberto Braunner, da Gaúcha, nos anos 70, 80 e 90, a Zona Sul permanece presente nas emissoras da capital do Estado.
.
Volney Castro em Pelotas, Paulo Corrêa em Rio Grande! Esses dois nomes foram lembrados inicialmente no Treze Horas e, de imediato, anotamos em nossos blocos os nomes de outros profissionais do rádio que marcaram e marcam presença na narração esportiva: Roberto Braunner, Gley Santana, Petrucci Filho, Pedrinho Curi, Luiz Carlos Martinez, Gilson Tillmann, Solon Silva, Fernando Cunha, Edson Luis Planella, Paulo Nogueira, Paulo Martins, Marcelo De Bona, Gustavo Manhago, Cláudio Silva, Vanderlei Leivas, Ailton Pinto de Trindade Branco, Antônio Carlos Alves, Jorge Malhão, Marcelo Prestes, Marcelo Pelegrinotti.
.
MEMÓRIA TREZE HORAS
JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA, presidente da República, em Rio Grande, concede entrevista a Paulo Corrêa, através do microfone da Rádio Minuano.
A TRANSMISSÃO DE UM JOGO DE FORA DO ESTÁDIO
.
Numa torre improvisada, na Avenida Duque de Caxias, do lado de fora do Estádio Nicolau Fico, o narrador Luiz Carlos Martínez narra um jogo do Farroupilha de fora do estádio. Atrás dele, de terno e gravata, proibido de entrar no local do jogo, o narrador Paulo Gilberto Corrêa.
___________________
Roberto Braunner, um filho de Pelotas, foi narrador de futebol da Rádio Gaúcha de Porto Alegre e responsável pelas transmissões do Mundial de F-1, na era Ayrton Senna. (Por ocasião de sua doença, e na condição de seu amigo, fiz um pedido, em São Paulo, durante um jantar, à mãe do Ayrton, Dona Neide, para que escrevesse uma carta de estímulo ao narrador nascido. A carta da mãe do tri-campeão mundial de F-1 foi entregue ao Braunner em seu apartamento de Porto Alegre. Carlos Roberto de Freitas Braunner iniciou a sua carreira na Rádio Universidade Católica de Pelotas, final dos anos 60.
___________________
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Edson Luís
Rádios Cultura, Universidade e agora na Rádio Pelotense. Eis um narrador vibrante e que acompanha a jogada.
___________________
Volnei Castro
Série OS GRANDES NARRADORES DE FUTEBOL.
Pelotas e Rio Grande.
___________________
.
.
.
.
.
.
.
Gustavo Manhago
Gustavo Manhago, de Rio Grande, é narrador da rádio Gaúcha de Porto Alegre.
___________________
.
.
.
.
.
Marcelo de Bona
Marcelo De Bona, Rio Grande, está na Rádio Gaúcha de Porto Alegre.
______________
.
.
.
.
.
.
.
Marcelo Pellegrinotti
De Canguçu, passou pela Rádio Pelotense, Rádio Guarujá e hoje está na Rádio Caxias
__________________
Fernando Luis Cunha
O saudoso Fernando Luis Cunha, Professor do Ginásio Gonzaga, Narrador e Comentarista Esportivo, grande figura de Pelotas.
______________________