UFPEL RETOMA AULAS PRESENCIAIS APÓS 19 MESES

58
Uma das turmas que retornou ao presencial foi a de Gastronomia. O curso dividiu as seis semanas de atividades práticas em duas disciplinas, sendo que cada professor ficará responsável por uma semana. Além disso, foi necessário realizar a seleção de dez estudantes entre os que estavam aptos, para manter 30% da capacidade máxima da sala de aula.

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) retomou, na segunda-feira (18), algumas atividades acadêmicas presenciais. O retorno ocorreu após 19 meses de atividades remotas devido à pandemia da Covid-19. Ao todo, 125 disciplinas iniciaram as atividades práticas de forma presencial, depois de um período de planejamento cuidadoso que envolveu diversos setores da Universidade.

De acordo com a vice-reitora, Ursula Rosa da Silva, a retomada gradual das atividades presenciais iniciou após vários estudos, obras e adaptações necessárias para um retorno com segurança. “Estamos felizes por estar concretizando o retorno que está sendo planejado há bastante tempo, constituímos uma comissão especial para acompanhar as obras e adaptações necessárias nos espaços e orientar as unidades acadêmicas na questão da segurança sanitária”, explicou.

A vice-reitora também destacou que foram feitas visitas presenciais para avaliar os espaços e a organização de toda a infraestrutura necessária para o retorno. “Além disso, organizamos a demanda de transporte nos horários das aulas e dos Restaurantes Universitários”, informou.

De acordo com Ursula, a ideia é ampliar a oferta de disciplinas presenciais para o próximo semestre e a comunidade acadêmica está discutindo as propostas para o Calendário Acadêmico de 2022, mas a expectativa é que o calendário de 2022 já seja presencial.

Uma das turmas que retornou ao presencial foi a de Gastronomia. O curso dividiu as seis semanas de atividades práticas em duas disciplinas, sendo que cada professor ficará responsável por uma semana. Além disso, foi necessário realizar a seleção de dez estudantes entre os que estavam aptos, para manter 30% da capacidade máxima da sala de aula.

A professora Angela Galvan ministrou a primeira semana de aulas práticas de Cozinha Brasileira. “Reservamos a manhã de segunda-feira para a parte teórica da disciplina e para a compra dos insumos necessários para a preparação dos pratos e no decorrer da semana realizamos as aulas práticas. Na sexta-feira os estudantes realizaram a prova prática. Os alunos estavam bem empolgados e as aulas foram tranquilas. Todos receberam máscaras N95 e face shield e organizamos a dinâmica da aula para assegurar a biossegurança dos estudantes, mantendo o distanciamento”, explicou.

Na Medicina Veterinária, os professores também realizaram um planejamento para que as aulas ocorram com segurança.

MEDICINA VETERINÁRIA

Na Medicina Veterinária, os professores também realizaram um planejamento para que as aulas ocorram com segurança. O professor Cristiano Silva da Rosa ministrou a disciplina de Semiologia e destacou que os estudantes estão sendo orientados para utilização das máscaras N95 e para que após as aulas não se reúnam em grupos durante a permanência no Campus. “O retorno foi satisfatório, os alunos estão muito dispostos, tendo em vista o tempo que estiveram afastados. Estamos mantendo todos os cuidados, algumas aulas estão sendo realizadas na parte externa do Hospital Veterinário, com a divisão dos estudantes em três grupos e com a disponibilização de mais de um animal para fazer os treinamentos evitando aglomeração”, informou.

Normas para o retorno presencial

A Administração Central da UFPel preparou um compilado de todas as portarias que versam sobre cuidados contra a disseminação do coronavírus nas atividades administrativas e acadêmicas da Instituição.

O documento pode ser acessado no link: Informações Sobre a Covid-19

Orientações da PRE

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE/UFPel) lançou um comunicado com as principais orientações a respeito do retorno às atividades práticas presenciais.

O documento traz informações sobre a organização do retorno a Pelotas; realização de TCCs, estágios e práticas diversas; procedimentos em caso de contágio; datas importantes e as condições de retorno às aulas práticas presenciais. Também há orientações para quem não pode cursar as práticas presenciais neste período letivo.

Leia na íntegra aqui.

Disque COVID UFPel

A UFPel disponibilizou um telefone para orientações sobre quais as condutas devem ser seguidas pelos membros da comunidade acadêmica que estiverem com suspeita ou confirmação de COVID-19 ou que tenham mantido contato com casos suspeitos/confirmados.

O serviço de vigilância e monitoramento da COVID-19 na UFPel funciona pelo telefone (53) 3284.4088, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.