TEN. CEL PAULO RENATO SCHERDIEN FALA AO TREZE HORAS SOBRE OS 100 ANOS DO 4° BPM – Podcast

125
Unidade responsável pela segurança na região Sul completou 100 anos na quarta-feira, 21.02. | Foto: BM

TEN. CEL PAULO RENATO SCHERDIEN FALA AO TREZE HORAS SOBRE OS 100 ANOS DO 4° BPM – Podcast

O 4º Batalhão de Polícia Militar completou 100 anos na quarta-feira, 21.02. A unidade, comandada pelo tenente-coronel Paulo Renato Scherdien (foto ao lado), possui sede na avenida Bento Gonçalves, em Pelotas. Originado como ‘4º Batalhão de Infantaria Montada’, em 21 de fevereiro de 1924, o corpo militar recebeu o título atual no dia 16 de junho de 1970.

Ao todo, o 4º BPM atende nove municípios na região Sul do RS. Os militares são responsáveis pela segurança nas cidades de Arroio do Padre, Capão do Leão, Canguçu, Morro Redondo, Pedro Osório, Cerrito, Piratini e Pinheiro Machado, além de Pelotas.

Composto por quatro seções (Pessoal, Operações, Inteligência e de Logística e Patrimônio), o Batalhão soma quatro companhias de policiamento. O atendimento à população é dividido entre guarnições da Força Tática, Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), Patrulha Maria da Penha, Equipes do Proerd, Patrulhas de Policiamento Escolar e Patrulhas Rurais.

Já a análise dos indicadores criminais é realizada pelos integrantes da gestão, no grupo de Operações Integradas do Pacto Pelotas pela Paz, e pelos órgãos de segurança do RS Seguro.

“O 4º BPM, nesses 100 anos, tem se adequado a cada momento da história, sempre se modernizando para atender a comunidade através de um trabalho policial de qualidade e eficiente”, destacou o tenente-coronel Scherdien.