SÃO GONÇALO CHEGOU A 3,12 METROS – ATUALIZADA ÀS 22H

536
São Gonçalo saturado – Foto Janine Tomberg

Condições hidrológicas e meteorológicas

O canal São Gonçalo voltou a marcar novo recorde no nível de elevação. Conforme a régua de aferição instalada no Porto de Pelotas, o manancial registrou a marca histórica de 3,13 metros às 18h, voltando a 3,12 metros às 20h e baixando para 3,11 metros às 21h, o que exige muita atenção de todos, principalmente para as áreas mais vulneráveis de acordo com o mapa de risco de alagamentos.

Conforme o monitoramento feito pelos meteorologistas do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPmet/UFPel), a chuva, com vento Leste de fraco a moderado, começou por volta das 7h em Pelotas com intensidade fraca. Acumulados até as 9h40 de cerca 3,5 milímetros em algumas regiões do município. Para as próximas horas, os ventos devem se intensificar, com possibilidades de rajadas na Lagoa dos Patos, próximas de 50 quilômetros por hora, o que deve produzir agitação nos mananciais, como ondulações e também aumento de nível.

As chuvas devem ganhar força nas próximas horas, de forma contínua e com períodos de maior intensidade até o final da terça-feira (28). Já os ventos do quadrante Leste permanecem até o período da noite, quando deve mudar para Noroeste. Tendência é de diminuição na intensidade dos ventos até o final da semana.

A atenção se concentra na abrangência da chuva na região. Nos próximos dias o canal São Gonçalo recebe novamente um volume significativo da Lagoa Mirim, onde são esperadas fortes chuvas, especialmente na fronteira com o Uruguai. É necessária a Atenção para esses volumes no canal nos próximos dias. Na próxima semana, a região deve ingressar em um período sem precipitações significativas.

Medição atualização

Canal São Gonçalo
10h: 3,04 metros

11h: 3,04 metros

12h: 3,05 metros

13h: 3,07 metros

14h: 3,08 metros

15h: 3,09 metros

16h: 3,10 metros

17h: 3,12 metros

18h: 3,13 metros

19h: 3,12 metros

20h: 3,12 metros

21h: 3,11 metros

22h: 3,09 metros

Fonte: sensor Sanep

Lagoa dos Patos
10h: 2,51 metros

11h: 2,50 metros

12h: sensor em manutenção

Fonte: Laboratório HidroSens/UFPel

Live prefeita Paula Mascarenhas (27) – Resumo

Nível do canal São Gonçalo e Lagoa dos Patos:
O Canal São Gonçalo está em um nível muito alto, com 3,04 metros. Durante a madrugada, atingiu 3,06 metros e nesta segunda-feira, às 15h atingiu o seu pico marcando 3,09 metros. A Lagoa dos Patos apresentou aumento gradual durante a noite, chegando a ultrapassar os 2,50 metros. O aumento foi lento, mas contínuo.

Previsão de chuvas:
Hoje [segunda-feira, 27], temos previsão de chuvas que devem se intensificar ao longo do dia e da noite. A bacia da Lagoa Mirim está recebendo muita chuva e deve enviar mais água para o canal São Gonçalo nos próximos dias, complicando a situação.

Ventos:
Os ventos mudaram para leste e estão fracos, mas espera-se que se intensifiquem à tarde, o que poderá agravar a situação.

Área de Risco:
Pedimos atenção redobrada, especialmente para quem está em áreas de risco, que continuam sinalizadas em vermelho no mapa. As áreas próximas à Lagoa dos Patos, canal São Gonçalo, canal Santa Bárbara e arroio Pelotas estão particularmente vulneráveis.

Ações de Segurança:
Hoje, as equipes de segurança estarão visitando áreas de risco para orientar a população e oferecer ajuda. Recomendamos que quem está em áreas de risco procure locais mais seguros, como casas de parentes, amigos ou abrigos disponibilizados pela prefeitura.

Aulas suspensas:
As aulas continuam suspensas e devem ser retomadas na próxima semana se as condições permitirem. Prefeitura vai manter a população informada em seus canais oficiais.

Mancha de sedimentos:
Uma mancha marrom de sedimentos vinda do lago Guaíba já chegou à região. Com os ventos de leste, essa mancha pode se aproximar da costa (Laranjal, Barro Duro e Z3). Alerta-se para evitar o contato com essa água, contaminada por todo o tipo de detritos. Se necessário, procurar uma unidade de saúde para orientação.

Condições meteorológicas

Segunda-feira (27) chuvosa, com vento Leste de fraco a moderado. Chuvas começaram em torno das 7h em Pelotas, de intensidade fraca. Acumulados até as 9h40 de até 3,5 milímetros em algumas regiões do município. Para as próximas horas, ventos devem se intensificar, com possibilidades de rajadas na Lagoa dos Patos, próximas de 50 quilômetros por hora, o que vai produzir agitação no manancial, como ondulações e também aumento de nível.

Chuvas devem ganhar força nas próximas horas. Deve ser contínua e com períodos de maior intensidade até terça-feira (28). Previsão de parar à noite. Não deve completar 48 horas.

Ventos do quadrante Leste permanece até o período da noite, quando deve mudar para orientação Noroeste. Tendência é da região não sofrer com ventos mais intensos a partir de quarta-feira (29).

Preocupa: abrangência da chuva. Nos próximos dias o canal São Gonçalo recebe novamente um volume significativo da Lagoa Mirim, onde são esperadas fortes chuvas, especialmente na fronteira com o Uruguai. Atenção para esses volumes no canal nos próximos dias. Após, região deve ingressar em um período sem precipitações significativas.

Temperatura: frio diminui. Mínimas em torno de dez graus nos próximos dias.

Abrigos Prefeitura

Abrigados: 655

Colônia Z3
Endereço: Salão Paroquial João Paulo I

– 44 famílias
– 153pessoas

Laranjal
Endereço: Escola Edmar Fetter (Rua cinco, número 100)

– 37 famílias
– 150 pessoas

AABB
Endereço: Rua Alberto Rosa, n. 580

– 34 famílias
– 92 pessoas

ESEF
Endereço: Rua Luis de Camões , 625

– 39 famílias
– 105 pessoas

Santa Terezinha
Santa Terezinha Futebol Clube Endereço: rua Santo Antônio, 86)

– 09 famílias
– 19 pessoas

CENÁCULO
Endereço: Avenida Dom Joaquim, 1.618

– 11 famílias
– 40 pessoas

CAVG
Endereço: Avenida Ildefonso Simões Lopes, 2.791

– 37 famílias
– 87 pessoas

*Exército de Salvação
Endereço: Avenida Fernando Osório, 6.745

– 05 famílias
– 09pessoas