Medição atualizada
Quarta-feira, 29.05
Canal São Gonçalo
0h: 2.88 metros
1h: 2.88 metros
2h: 2.88 metros
3h: 2.88 metros
4h: 2.88 metros
5h: 2.88 metros
6h: 2.88 metros
Fonte: sensor Sanep
Lagoa dos Patos:
0h: 2.23 metros
1h: 2.26 metros
2h: 2.27 metros
3h: 2.27 metros
4h: 2.28 metros
5h: 2.27 metros
6h: 2.27 metros
Fonte: Laboratório HidroSens/UFPel
Live prefeita Paula Mascarenhas (28) – Resumo
Recorde do São Gonçalo
O canal São Gonçalo atingiu seu nível máximo histórico de 3,13 metros às 18h, causando alagamentos significativos em várias regiões da cidade. A Lagoa dos Patos subiu consideravelmente e áreas como a avenida Ferreira Viana foram severamente afetadas.
Cenário atual
Nas últimas horas, a Lagoa e o canal voltaram a subir levemente, devido à virada no vento de orientação Leste, o pior para Pelotas em um cenário de enchente. Um sistema de baixa pressão na Lagoa mudando a direção do vento, para Sudeste, com rajadas de até 70 quilômetros por hora nas próximas dez horas.
Alerta e Medidas de Segurança
A Prefeitura pede à população atingida que mantenha a atenção e não retorne para casa nesta terça-feira. O risco continua alto até a noite, com cenário de ventos desfavoráveis. A partir desta quarta (29), espera-se uma melhora nas condições climáticas, com ventos fracos e sem previsão de chuva. Município segue em alerta total. O mapa de risco permanece o mesmo, sem nova atualização.
Dúvidas sobre Auxílio Reconstrução
A Prefeitura disponibiliza cadastro, tanto online quanto presencial. Esses dados serão enviados ao governo federal, que definirá quem terá direito ao recurso, com base em suas regras estabelecidas. Importante: o Auxílio Reconstrução será concedido a quem teve a casa invadida pela água e sofreu danos. A Prefeitura faz essa checagem por meio de georreferenciamento para garantir precisão nas informações e trabalha para enviar os dados ao governo federal no início da próxima semana. As equipes do município estão no auditório externo do Colégio Municipal Pelotense até quarta-feira (29), recebendo cadastros presencialmente. O site e os links também estão ativos para quem preferir fazer o cadastro digitalmente.
Condições meteorológicas
Vento de orientação Leste tornou a situação crítica em boa parte da segunda-feira (27). Algumas estações registraram rajadas de 75 quilômetros por hora, provocando muita ondulação na Lagoa dos Patos. À noite, previsão de vento de orientação Noroeste se confirmou, com rajadas de até 50 km/h, retirando as águas da Lagoa em direção ao Canal da Barra do Rio Grande. Nesta manhã, previsão de vento Sudeste. É a segunda pior orientação na escala de direção dos ventos para Pelotas em um cenário de enchente. Não é favorável para o escoamento das águas na direção do Canal da Barra do Rio Grande e joga água da Lagoa em direção à Colônia Z3. Vento Sudeste deve permanecer pelas próximas dez horas, com rajadas que podem chegar a 70 km/h.
Chuvas: precipitações entre 95 a 125 milímetros na região da Lagoa Mirim, cumprindo perspectiva de chuvas volumosas, que devem continuar nesta terça-feira (28) na região, mas com intensidade bem menor, sem acumulado significativo. A partir da noite, Pelotas deve ingressar no maior período sem chuvas desde o fim de abril – assim como todo Rio Grande do Sul. Após a incidência de vento Sudeste pelas próximas dez horas, vento enfraquece e muda direção para Sudoeste, com baixa intensidade. Restante da semana, portanto, em termos meteorológicos, sem chuva e praticamente sem ventos capazes de agravar o cenário.
Canal São Gonçalo, que na segunda-feira atingiu seu maior nível já medido – 3,13 metros -, reduziu 22 centímetros na madrugada desta terça. Na Lagoa dos Patos a medição não foi possível devido às ondulações. Porém, voltou a subir nas últimas três medições (2,39 metros às 10h), o que impacta o nível do Canal São Gonçalo (2,92 metros no horário).
Abrigos Prefeitura
Abrigados: 669 pessoas
Colônia Z3
Endereço: Salão Paroquial João Paulo I
– 44 famílias
– 153 pessoas
Laranjal
Endereço: Escola Edmar Fetter (Rua cinco, 100, Colina Verde)
– 37 famílias
– 150 pessoas
AABB
Endereço: Rua Alberto Rosa, 580
– 36 famílias
– 96 pessoas
ESEF
Endereço: Rua Luis de Camões , 625
– 41 famílias
– 115 pessoas
Santa Terezinha
Santa Terezinha Futebol Clube (rua Santo Antônio, 86)
– 09 famílias
– 19 pessoas
CENÁCULO
Endereço: avenida Dom Joaquim, 1.618
– 11 famílias
– 40 pessoas
CAVG
Endereço: avenida Ildefonso Simões Lopes, 2791
– 38 famílias
– 87pessoas
Exército de Salvação
Endereço: Avenida Fernando Osório, 6745
– 05 famílias
– 09 pessoas