PSDB CONFIRMA PRÉ-CANDIDATURA À PREFEITURA DE PELOTAS COM APOIO DE MAIS CINCO PARTIDOS

981
Prefeita Paula Mascarenhas, que preside o PSDB no RS, o governador Eduardo Leite-PSDB e o pré-candidato à prefeitura de Pelotas, Fernando Estima em entrevista coletiva na manhã de sábado no Curi Palace Hotel. Foto: Equipe Treze Horas – Alexandre Costa Santos.

O PSDB apresentou na manhã de sábado, 15.06, Fernando Estima, como o seu pré-candidato à Prefeitura de Pelotas, nas eleições de outubro próximo. A equipe Treze Horas acompanhou a entrevista coletiva em um café da manhã no Curi Palace Hotel, com a presença do pré-candidato, do governador Eduardo Leite, da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, que também preside o PSDB no RS, do secretário de estado Luiz Henrique Viana, do Deputado Federal Daniel Trzeciak, vereadores e lideranças de diversos partidos políticos que estarão compondo a coligação em torno do nome de Estima. Pelo menos cinco partidos estarão ao lado do PSDB no apoio a candidatura de Estima: Cidadania, PSD, União Brasil, Solidariedade, e Republicanos. O PP ainda estuda a possibilidade de ingressar na coligação.  O presidente do PP – Progressistas, Paulo Grigoletti Gastal e o vereador Michel Escalante (Promove) também estavam no encontro tucano.

Em sua manifestação, Fernando estima disse que: – Hoje estamos dando início à campanha de pré-candidatura à prefeitura de Pelotas. Estive reunido com partidos e parceiros, e, embora ainda estejamos em fase de construção, já contamos com o apoio necessário para desenvolver um plano de governo alinhado às expectativas da comunidade. Para isso, vamos lançar o projeto “Por toda Pelotas”, no qual visitaremos os bairros da cidade e colônia, conversando com as pessoas para entender as reais necessidades de cada bairro e de cada rua, sintetizou Estima à equipe Treze Horas.

CENÁRIO

Com a definição de Fernando Estima, o processo eleitoral de Pelotas começa a se definir. Também já havia anunciado o seu pré-canditato, o Partido dos Trabalhadores-PT, com a definição de Fernando Marroni, ex-prefeito e ex-deputado federal. O PL-Partido Liberal (Bolsonarista), no último dia 11.06 confirmou o nome do empresário Marciano Perondi, em evento realizado na Churrascaria Lobão. Já o PDT anunciou o do advogado e economista  Reginaldo Bacci, ainda em 2023, em reunião que aconteceu em novembro do ano passado. O ex-prefeito Fetter Jr. (PP) anunciou que coloca seu nome a disposição do partido para concorrer, porém o Progressistas negocia politicamente o ingresso na coligação com o PSDB, segundo apurou o Treze Horas na manhã de sábado. O ex-prefeito Irajá Rodrigues também anunciou disposição de concorrer pelo MDB, porém ainda não houve o anuncio oficial por parte do partido. O PSOL deverá incluir a chapa majoritária juntamente com o PT. O PSB ainda não oficializou publicamente nenhum movimento.