PRIMEIRAS MUDANÇAS NO SECRETARIADO DO GOVERNO DO ESTADO

454
A integração da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), que ficará a cargo do já titular da SGGE, Claudio Gastal.

Cláudio Gastal vai comandar nova pasta enquanto Rodrigo Lorenzoni e Mauro Luciano Hauschild passaram a integrar o secretariado

A primeira reforma administrativa no secretariado foi efetivada na última segunda-feira (1°/6), com a posse de dois novos secretários: Rodrigo Lorenzoni (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Mauro Luciano Hauschild (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos) no lugar de Catarina Paladini. A mudança envolve também a integração da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), que ficará a cargo do já titular da SGGE, o pelotense Cláudio Gastal (na foto em uma de suas participações no Treze Horas). Gastal já vinha liderando ações de gestão para o enfrentamento da pandemia, além de coordenar o processo de Monitoramento Estratégico, o movimento de governo digital do Executivo, e o Descomplica RS, projeto de desburocratização e estímulo ao empreendedorismo no Estado. O ato simbólico de posse foi conduzido pelo governador Eduardo Leite no gabinete das duas pastas, que ficam no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na capital.

Catarina Paladini deixou o cargo para se dedicar às eleições de 2020. O governador ressaltou a contribuição dada por ele na condução da pasta nos primeiros 17 meses de gestão, à frente das fundações de Proteção Especial (FPE), Acessibilidade e Inclusão (Faders) e de Atendimento Sócio Educativo (Fase), além do trabalho com públicos vulneráveis.

OS NOVOS SECRETÁRIOS

Rodrigo Lorenzoni (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo) – É médico-veterinário e concorreu ao cargo de deputado estadual pelo Democratas na eleição de 2018, ficando como primeiro suplente da coligação DEM-PSL. É pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com extensão na School of Business Administration da Universidade de Miami (EUA). Foi diretor de Incentivo ao Desenvolvimento da Metroplan e presidiu o Conselho Regional de Medicina Veterinária. Foi secretário de Articulação e Apoio aos Municípios do governo do Estado entre janeiro e março de 2019 e exerceu o mandato de deputado estadual até fevereiro de 2020.

Mauro Luciano Hauschild (Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos) – Formado em Direito e Matemática, é mestre em Gestão de Sistemas de Seguridade Social (2014). É procurador federal licenciado (Advocacia-Geral da União). Foi ministro interino da Previdência Social (2012) e presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entre 2011 e 2012. Tem experiência na administração pública federal, tendo atuado como advogado-geral adjunto da União (2009) e chefe de gabinete de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) entre 2009 e 2011.

BRDE

A secretária de planejamento Leany Lemos deixa a Seplag para ocupar uma das diretorias do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Como o Rio Grande do Sul será o próximo Estado a exercer a presidência rotativa da instituição, Leany será presidente e irá se tornar a primeira mulher à frente do banco.