PREFEITURA ABRE PROCESSO PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA QUE FORNEÇA ANESTESISTAS AO HE

199
O HE UFPel é um hospital geral de médio porte que presta serviços à população de Pelotas e região, sendo referência em oncologia e gestação de alto risco para diversos municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do RS. Foto: Internet / Arquivo Treze Horas

Prefeitura de Pelotas abre processo para contratação de anestesistas para o HE UFPel

A Prefeitura Municipal de Pelotas abre processo para a contratação emergencial e temporária de anestesistas para atuação no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O recurso de R$ 500 mil, remanejado de uma emenda do ex-deputado federal Fernando Marroni, incialmente destinada ao HE, será utilizada para o pagamento de profissionais por três meses.

Conforme declarado pela Prefeita Paula Mascarenhas, como a prefeitura possui gestão plena da Saúde, é responsável pelo repasse de recursos estaduais e federais para as instituições de saúde. As inscrições e entrega de documentação poderão ser feitas até o dia 24 de março de 2023, das 8h às 14h, na Secretaria Municipal de Administração e Recursos, na rua General Osório nº 938, 2º andar. A abertura dos envelopes será dia 27 de março de 2023, às 9h, na sala de reuniões do Paço Municipal, localizada na Praça Coronel Pedro Osório nº 101.

Sobre o déficit de anestesistas
O HE UFPel é um hospital geral de médio porte que presta serviços à população de Pelotas e região, sendo referência em oncologia e gestação de alto risco para diversos municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do RS, integralmente pelo Sistema Único de Saúde – SUS, por meio de contratualização com a Secretaria Municipal da Saúde de Pelotas. Após o contrato com a Rede Ebserh, em 2014, foi realizado o dimensionamento de profissionais necessários para o porte do hospital, hoje com 172 leitos de internação hospitalar, que prevê 11 profissionais médicos anestesistas, providos através de concurso público.

Desde o início das contratações, realizadas por concurso público, nunca foi possível o preenchimento total do quadro de vagas, por falta de profissionais. De 2015 até o início de 2022 havia 9 profissionais médicos anestesistas em atividade no HE UFPel. Ao longo de 2022 foram chamados mais de 1 mil candidatos do concurso nacional, sem sucesso no provimento destas vagas.

Até novembro de 2022, o HE possuía seis residentes no Programa de Residência em Anestesiologia, com atuação em conjunto com os profissionais concursados, o que garantia uma produção cirúrgica mensal suficiente ao atendimento das demandas assistenciais e de ensino/formação profissional. Com o encerramento do Programa de Residência Médica em Anestesiologia da UFPel, pela não efetivação de reposição de professor responsável pela carga teórica do programa, os residentes foram transferidos para outra instituição.

Edital
https://sistema.pelotas.com.br/transparencia/arquivos/EDITAL%20DE%20CREDENCIAMENTO%20N%C2%B0%20001_2023%20-%20SARH.pdf