PORTOS RS RECEBE VISITA TÉCNICA DA SECRETARIA NACIONAL DE PORTOS E TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS

103
A vinda do secretário fortalece o alinhamento entre os governos estadual e federal para potencializar a infraestrutura portuária do sul do Brasil, garantindo mais eficiência ao comércio exterior e ao escoamento da produção agrícola e industrial da região.    Foto: Divulgação/Portos RS

Objetivos foi tratar de investimentos e expansão logística

A Portos RS recebeu, entre os dias 09 e 10 de abril, a visita técnica do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro de Ávila, acompanhado do Diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias, Bruno Neri. A agenda foi conduzida pelo presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, pelo gerente de Planejamento e Desenvolvimento, Fernando Estima e pelo assessor técnico da presidência, Bruno Almeida.

A programação iniciou com uma reunião institucional entre os representantes da Secretaria Nacional e da Portos RS. Foram apresentados os investimentos em infraestrutura previstos para 2025, com destaque para a modernização dos acessos terrestres ao porto e para as dragagens programadas na hidrovia e no Porto do Rio Grande. Também foram abordados os arrendamentos portuários em análise no âmbito federal, que integram o pipeline de projetos da Secretaria.

A agenda seguiu com visitas a diversas áreas do complexo portuário. No Estaleiro Rio Grande (ERG), foram discutidos os planos de retomada da indústria naval e a prospecção de novos ativos e serviços para o polo naval. No Terminal de Contêineres (Tecon), a equipe conheceu o projeto de hubport do Conesul, além das projeções de crescimento da movimentação e a necessidade de ampliação da área e de atualização tecnológica para atender à demanda do mercado.

Na Tergrasa, a comitiva avaliou a operação do terminal operador pela CCGL que possui contrato próximo do vencimento. Também foram discutidos os impactos recentes sofridos pelo TUP Termasa, também uma unidade da CCGL, durante eventos climáticos e as ações em curso para reabilitação.

A visita prosseguiu no terminal retroportuário da Vanzin Armazéns, onde foram apresentados os investimentos planejados, incluindo o projeto de um terminal marítimo em desenvolvimento. Na visita à região da Ponta Sul, foi exibida a área destinada a um futuro terminal de celulose florestal. Finalizando a agenda de compromissos, o secretário fez uma visita ao gabinete da prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira.

Para o secretário Alex Sandro de Ávila, a agenda técnica reforçou o potencial do complexo portuário e o papel da autoridade pública na articulação de investimentos. “Tivemos a oportunidade de conhecer a fundo a estrutura do Porto do Rio Grande e os projetos que visam ampliar sua capacidade de operação. A visita permitiu alinhar as demandas locais com os instrumentos de planejamento federal, visando acelerar processos de modernização e garantir eficiência logística para o escoamento da produção”, afirmou Ávila.

Cristiano Klinger destacou que a presença do governo federal neste momento é estratégica para consolidar os projetos da Portos RS: “a visita permitiu uma análise conjunta de iniciativas prioritárias e reforçou a necessidade de articulação institucional para viabilizar investimentos estruturantes. O diálogo com a Secretaria Nacional é fundamental para que o Porto do Rio Grande avance em competitividade e continue cumprindo sua função estratégica no cenário logístico nacional.&dquo;

A vinda do secretário fortalece o alinhamento entre os governos estadual e federal para potencializar a infraestrutura portuária do sul do Brasil, garantindo mais eficiência ao comércio exterior e ao escoamento da produção agrícola e industrial da região.

Texto: Assessoria de comunicação Portos RS

Jornalista responsável: Larissa Carvalho