PORTOS RS PARTICIPA DE EVENTO NA HOLANDA E DISPÕE DE ÁREAS PARA ARRENDAMENTO

126
O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, e o chefe de gabinete da presidência, Flávio Ferreira, integraram a comissão convidada pelo governo holandês para participação no World Hydrogen Summit 2023, que aconteceu até 12 o último dia de maio, em Rotterdam, na Holanda. Foto: Portos RS

O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, e o chefe de gabinete da presidência, Flávio Ferreira, integraram a comissão convidada pelo governo holandês para participação no World Hydrogen Summit 2023, que aconteceu até 12 o último dia de maio, em Rotterdam, na Holanda. O evento é considerado a plataforma global de realização de negócios envolvendo o hidrogênio.

O Rio Grande do Sul já trabalha para se tornar nos próximos anos o principal hub deste setor e vem desenvolvendo estudos para viabilizar a atração de investimentos. O porto do Rio Grande é um dos ativos que poderá atuar no apoio logístico das empresas nas etapas de construção das unidades e no recebimento de materiais.

O cronograma do dia da Portos RS contemplou, ainda, agendas com as empresas Torrgas, Groningen Seaports, Soluforce, Dutch Marine, TNO, IRO e Witteveen Bos, além de uma reunião no Porto de Amsterdam, e também no dia de hoje, houve a participação de um ?high level dinner? com a presença de dois ministros holandeses, o prefeito de Rotterdam e o CEO do Porto de Rotterdam. A programação conta com o apoio da Cámara de Comercio Colombo-Holandesa.

Durante o evento foram realizados workshops e palestras voltados ao tema que permitirão ampliar os conhecimentos sobre o hidrogênio e as principais características dessa matriz energética. Um dos grandes momentos foi a assinatura com o governo holandês e o Porto de Rotterdam um termo de cooperação.

De acordo com Klinger, a participação no evento ao longo dos quatro dias permitirá apresentar o potencial do Porto do Rio Grande como uma plataforma logística de energias renováveis. “O fórum vai exatamente ao encontro daquilo que projetamos e evidenciamos na marca Portos RS – Port Energy Plataform para atração de investimentos em energias renováveis”.

CHAMAMENTO PÚBLICO DE ÁREAS ARRENDÁVEIS DOS PORTOS GAÚCHOS SEGUE ABERTO ATÉ 3 DE JUNHO

Ao total, são 61 áreas disponíveis para arrendamento e até o momento diversas manifestações de interesse foram contabilizadas pela Portos RS. Foto: Divulgação

Está previsto para o dia 3 de junho o encerramento do chamamento público de áreas arrendáveis nos portos do Rio Grande do Sul. De acordo com o edital 01/2022, as pessoas físicas ou jurídicas podem até essa data demonstrar interesse na utilização desses espaços que serão levados posteriormente a leilão pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Ao total, são 61 áreas disponíveis para arrendamento e até o momento diversas manifestações de interesse foram contabilizadas pela Portos RS. Os espaços são considerados estratégicos e localizados em áreas importantes dos três portos, garantindo visibilidade para a empresas interessadas em investir nos portos gaúchos.

O edital pode ser conferido na íntegra clicando no link abaixo

https://www.portosrs.com.br/site/public/uploads/site/licitacoes/361.pdf