AZONASUL APELA PARA QUE DEPUTADOS APROVEM A PEC 13/2021 – Podcast

273
Presidente da AZONASUL – prefeito de Canguçu Vinícius Pegoraro, coordenando a reunião desta sexta-feira, 28.01.
AZONASUL APELA PARA QUE DEPUTADOS APROVEM A PEC 13-2021
.
Na presença da maioria dos 22 prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), o presidente Vinicius Pegoraro (MDB), prefeito de Canguçu, fez um apelo aos deputados federais gaúchos para que aprovem a  PEC 13 / 2021, a qual   assegura o financiamento da educação e, ao mesmo tempo, não penalizar os municípios, governantes e gestores locais que não aplicaram os 25% no ensino no contexto excepcional da pandemia. A pauta foi o tema central da reunião realizada ontem (28), em Pinheiro Machado, durante a abertura da 38ª edição da Feovelha.
.
Como forma de dar mais força ao tema, mostrando que a dificuldade foi enfrentada pelos municípios de pequeno e médio porte, Pegoraro pediu à prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB) para explicar o assunto que preocupa os gestores pelo comprometimento da qualidade do gasto diante da pressão constitucional. “Nós defendemos, sim,  a aplicação no ensino, com a prioridade e atenção máxima que a educação merece, mas nesses últimos meses do ano passado, deparamo-nos com uma situação muito atípica, muito excepcional, decorrente dos efeitos da pandemia nas contas públicas e na execução das  políticas públicas”, disse a prefeita Paula.
.
Segundo a chefe do Executivo pelotense, a PEC propondo a não responsabilização dos entes e seus agentes pelo descumprimento dos 25% em 2020, recebeu emenda que contempla os ajustes defendidos pela categoria dos prefeitos, sugerindo que  a contabilização da aplicação no Ensino, excepcionalmente para os mandatos em curso, seja aferida ao final da gestão, e não anualmente como de costume. Dessa forma, entendemos que os recursos mínimos para educação nos atuais mandatos se mantêm plenamente assegurados pela compensação até 2024.
.
O documento foi entregue em mãos aos deputados Daniel Trzeciak (PSDB); Afonso Hamm (Progressistas); Dionilso Marcon (PT) e ao representante da deputada Liziane Bayer (PSB), André Gregório.  A expectativa é de que a matéria entre nas votações nas próximas semanas.
.
PAUTAS – As estratégias de contingência da pandemia na R 21 também foram tema de debates. A posição da maioria dos prefeitos é pela busca do equilíbrio entre os cuidados com a saúde e a manutenção de atividades econômicas. As prefeituras de Pelotas e Rio Grande estão estudando medidas que possam diminuir os contágios, verificados em eventos particulares, onde há aglomeração de pessoas e não utilização de máscara. Já em relação à estiagem, a Azonasul coordena a produção de um documento reivindicando a doação de caixas de água para as prefeituras. O levantamento do número pretendido de equipamentos está sendo feito pela equipe técnica.
.
ENERGIA ELÉTRICA
Falando ao Treze Horas desta sexta-feira, 28.01, o presidente da AZONASUL, prefeito de Canguçu, Vinícius Pegoraro, chamou a atenção para o problema da falta de energia elétrica nas zona rural de vários municípios que compreendem a AZONASUL. Confira no Podcast abaixo:
.
ENERGIA ELÉTRICA – PRESIDENTE DA AZONASUL – PREFEITO DE CANGUÇU, VINÍCIUS PEGORARO – Podcast
.

.

MÁQUINA

No encerramento da reunião, o deputado Daniel Trezciak fez a entrega formal de uma motoniveladora para ser usada em esquema de rodízio entre as prefeituras do Consórcio Público da Azonasul (Copes). O presidente da organização, Favio Telis (MDB), prefeito de Jaguarão, recebeu o equipamento que deverá permanecer pelas próximas semanas em Pinheiro Machado, conforme solicitação do prefeito Ronaldo Madruga (Progressista) para execução de trabalhos de manutenção em estradas da zona rural daquele município. O equipamento, no valor de meio milhão, foi repassado através de emenda parlamentar no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

.