POLÍTICA NO PONTO – 7

113

POLÍTICA NO PONTO – Clayton Rocha e Paulo Gastal Neto

***

Conexão BR-392 I – Cada vez mais a economia nos dá provas de que a distância entre Pelotas e Rio Grande deve encurtar. Um pensamento conjunto entre as lideranças das duas cidades é uma necessidade que revelaria inteligência e promoveria resultados em vários âmbitos, sobretudo o retorno pessoal para as pessoas dos dois polos. Na semana passada a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou os dados de movimentação de cargas nos portos públicos brasileiros.

Entre janeiro e junho de 2024, o Brasil movimentou um total de 231,6 milhões de toneladas, representando um crescimento de 8,37% em relação ao mesmo período do ano anterior. Somando-se aos portos privados, o volume total movimentado no Brasil chegou a 644,76 milhões de toneladas, um aumento de 4,28% em comparação ao primeiro semestre de 2023. Entre os portos públicos, o Porto do Rio Grande foi o quinto maior em movimentação de cargas no semestre, com 12,4 milhões de toneladas. Este resultado é notável, especialmente considerando a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio, impactando todos os setores do estado.

Como não tornar esses dados um sustentáculo para uma efetiva e real implementação de uma área realmente em condições de receber empresas que podem usufruir de toda essa movimentação?

***

Conexão BR-392 II – O mesmo vale em relação ao Aeroporto de Pelotas. Em recente matéria, o Jornal A Hora do Sul revelou que o anúncio de ampliação da malha aérea, revelou que a cidade conta com voos diários para São Paulo. A expansão da frequência de viagens foi informada em julho pela CCR Aeroportos, administradora do terminal, e se tornou viável em função do incremento de rotas para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, ofertados pela Azul.

Além disso, os voos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos foram ampliados, ocorrendo de domingo a sexta-feira, com aviões da Latam e Gol. A duração dos trajetos tem garantia, ao menos, até outubro, a depender da análise de demanda das empresas aéreas. As melhorias e aumento da malha aérea causam otimismo no setor empresarial pelotense. Esse otimismo deveria se transformar em investimentos privados através de criação de oportunidades que revelem agilidade e incentivos por parte de todos os envolvidos no interesse em relação ao desenvolvimento regional. Não apenas em discursos.

***.

Baixa – O administrador Cláudio Oliveira, colaborador da mesa de debates do Treze Horas, solicitou desfiliação do PL – Partido Liberal, onde atuou politicamente por vários anos. Cláudio chegou a presidir o GHC – Grupo Hospitalar Conceição, maior estrutura hospitalar federal do RS, por indicação de seu partido.  Em principio não deverá optar por nenhuma nova sigla e sim dedicar-se a iniciativa privada. Hoje integra o quadro do Hospital Divina Providência, em Porto Alegre.

***

Rui Pimenta do PCO com o líder do grupo terrorista Hamas. Foto: Reprodução/Redes sociais

Apagar das luzes – Eis que surge mais uma chapa para a prefeitura de Pelotas. O PCO – Partido da Causa Operária, sem representante no Congresso Nacional, indicou o nome do professor João Bourscheid para o cargo de prefeito e Jerônimo Collares para vice. O PCO simpatiza com o grupo terrorista Hamas e o seu dirigente principal, Rui Pimenta, esteve com o seu líder recentemente.

***

Rito I – Em sua recente andança por Brasília, Adriane Rodrigues, avistou-se com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Adriane é candidata a vice-prefeita pelo PL – Partido Liberal, com Marciano Perondi para prefeito, nas eleições de 6 de outubro.

.

***

Rito II – No mesmo sentido, na visita que fez ao Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o candidato a prefeito, Fernando Marroni, na capital gaúcha. Os dois convivem proximamente desde os primórdios do PT. A relação é excelente. Marroni certa feita convidou Lula para visitar a Fenadoce. O apoio do presidente contará pontos para a campanha eleitoral.

***

Rito III – Com a presença do governador Eduardo Leite, Fernando Estima lança oficialmente a campanha neste domingo, 18.08, no Centro de Eventos e com o apoio da presidente do PSDB do RS e prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. Haverá um almoço com a presença de lideranças políticas da coligação que reúne 11 partidos – Federação PSDB-Cidadania, União Brasil, PP, Republicanos, PSD, Podemos, PSB, Avante, Solidariedade e Democracia Cristã.

.

Um bom fim de semana!