PELOTENSE É O NOVO SUPERINTENDENTE DA SUSEPE

208
Agente penitenciário desde 2014, Schwartz já exerceu diversas funções no sistema prisional gaúcho – Foto: Camila Borges/Ascom Susepe

Mateus Schwartz dos Anjos, 31 anos, assumiu como titular da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). A nomeação, feita pelo governador Eduardo Leite, foi publicada no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (10/1).

Natural de Pelotas e agente penitenciário desde 2014, Mateus tem formação em Administração e Biologia e pós-graduação em Gestão Pública e Segurança Pública. No seu currículo, teve passagens pela Penitenciária Estadual de Canoas e pelo Presídio Regional de Pelotas. Em 2017, assumiu a administração do Presídio de Santa Vitória do Palmar. Em 2019, foi delegado da 5ª Região Penitenciária e atuou como diretor-adjunto do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) da Susepe. Desde 2021, atuava como assessor de Relações Institucionais da então Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo.

Para o novo superintendente, estar à frente da Susepe representa um reconhecimento à sua atuação no sistema prisional gaúcho. “Sinto-me honrado com o convite do governador Eduardo Leite e preparado para este importante desafio. A Susepe passa por um momento de evolução, graças a um trabalho coletivo, articulado com o governo do Estado e a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo. Vamos continuar avançando em busca de ser a principal referência no sistema prisional brasileiro, baseados em muito trabalho, diálogo e união”, ressalta.

Texto: Rodrigo Borba/Ascom Susepe
Edição: Vitor Necchi/Secom