PELOTAS VIVE ÚLTIMOS DIAS DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA

205
O encerramento do 11º Festival Internacional Sesc de Música acontece no Largo Mercado Público às 20h30. Foto: Divulgação.

Um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, Festival encerra nesta sexta-feira (27/01)

A 11ª edição do Festival Internacional Sesc de Música entra em sua reta final. E enquanto os mais de 350 alunos bolsistas vindos de diversas partes do continente recebem as últimas lições do time de mundialmente renomados professores de Música, a comunidade de Pelotas ainda tem uma série de atrações culturais gratuitas para prestigiar.

Nesta quinta-feira, dia 26, às 13h, ocorre um recital de alunos no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Às 15h, o grupo de saxofone do Festival se apresenta no Hospital Espírita. Após, às 19h, são duas apresentações: um recital de cordas comandado por Emmanuele Baldini, Abner Landim, Horácio Schaefer, Joana Cipriano e Stanimir Todorov na Bibliotheca Pública Pelotense; e apresentação da Orquestra de Choro do Festival no Teatro Sicredi. Às 20h, a Paróquia Amor Divino, na Colônia Santo Antônio, recebe apresentação do Grupo de Cordas do Sesc de Sergipe. Às 20h30, o Theatro Guarany recebe o concerto da Banda Sinfônica Acadêmica com transmissão ao vivo pelo site www.sesc-rs.com.br.

O último dia do evento, na sexta-feira, 27, inicia com mais um recital de alunos no Conservatório de Música da UFPel. Às 15h, no mesmo local, ocorre apresentação do Grupo de Canto do Festival. Às 17h, a atração é a Orquestra de Choro do Festival na Bibliotheca Pública Pelotense. O encerramento do 11º Festival Internacional Sesc de Música acontece no Largo Mercado Público às 20h30. Será uma apresentação da Orquestra Acadêmica regida pelo maestro Evandro Matté, diretor artístico do evento.

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música

Em sua 11ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música.

Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. Para este ano, o Festival conta com o patrocínio master da CMPC, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), apoio do Grupo Panvel, apoio cultural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Bibliotheca Pública Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Expresso Embaixador e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Sobre o 11º Festival Internacional Sesc de Música

O que é? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais

Data: De 16 a 27 de janeiro de 2023, em Pelotas

Como acontece? Durante o Festival, os alunos participam das classes (cursos) e ensaios nos turnos da manhã e tarde; e apresentações que podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite. Todas as apresentações têm entrada franca para a comunidade

Classes de Música de Concerto: turno da manhã Classes de Canto Lírico e Choro: manhã e tarde Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde e vespertino Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o coordenador da área)

Ingressos: A distribuição gratuita de ingressos para as apresentações no Theatro Guarany e no Teatro Sicredi para os últimos dias do Festival já foi realizada. Quem não conseguiu buscar com antecedência, pode tentar uma hora antes de cada concerto na entrada dos teatros, onde haverá um número limitado de ingressos à disposição. Sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível por pessoa para o programa Mesa Brasil Sesc.