PELOTAS: ILUMINAÇÃO A LED SERÁ AMPLIADA EM 2022

156

A Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), a partir de maio de 2022, possibilitará a troca do sistema atual por LED em vários bairros da cidade.

Além dos processos em andamento, Município conta com projetos em elaboração e outros já prontos para o avanço do sistema na cidade

Uma das maiores metas do Município – oferecer a toda a cidade iluminação pública de LED – chega ao final do ano com perspectivas positivas e concretas de avanços em 2022. Encontram-se em pleno andamento os processos de licitação para a instalação do sistema na rua Santa Clara, nas Três Vendas, na Passarela da Viação Férrea, que liga o Centro ao Simões Lopes, no entorno dos hospitais e nas ruas Professora Izabel Maria Pereira Satte Alam, na macrorregião São Gonçalo, Augusto de Saint Hilaire, na Vila da Palha, Areal, e Paulo Guilayn, no Porto, além das rotatórias das avenidas Fernando Osório, Senador Salgado Filho, Ferreira Viana, Adolfo Fetter, Domingos de Almeida e Francisco Caruccio. Todas as obras licitadas já contam com recursos assegurados por emendas parlamentares ou financiamento. Além desses investimentos, o Município contará com o aporte da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), a partir de maio de 2022, que possibilitará a troca do sistema atual por LED em vários bairros da cidade.

“Esses investimentos vão modernizar a cidade, gerando mais economia, mais qualidade de vida e segurança para a população. São melhorias que avançam para todas as regiões de Pelotas”, aponta a prefeita Paula Mascarenhas.

Um dos destaques é a instalação de LED nas avenidas Antônio Augusto Assumpção Júnior e Jorge Gertum, na orla da praia do Laranjal, entre o Trapiche e a rua Irma Montanelli.

A frente da fiscalização, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) já tem novos projetos elaborados ou em fase de criação para 2022. Na lista das vias a serem contempladas, estão as avenidas Ferreira Viana, Adolfo Fetter, Domingos de Almeida, Salgado Filho, Fernando Osório, Duque de Caxias, Praça 20 de Setembro, Zeferino Costa, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Estradas do Engenho e do Passo dos Negros, e complementação da avenida Leopoldo Brod, entre as avenidas Zeferino Costa e Ildefonso Simões Lopes.

O Município, através da prefeita Paula Mascarenhas, confiou à Secretaria de Planejamento e Gestão a missão de elaborar grandes projetos de iluminação pública em LED e buscar recursos. Esse tema é tratado em Pelotas como uma política de governo e nossa equipe técnica dá a ele a devida prioridade”, salienta o titular da pasta, Roberto Ramalho.

Uma realidade em 2021

O ano de 2021 se encerrou com expansões concretizadas do sistema. Um dos maiores destaques é a instalação de LED nas avenidas Antônio Augusto Assumpção Júnior e Jorge Gertum, na orla da praia do Laranjal, entre o Trapiche e a rua Irma Montanelli, sacramentando o bairro como propício à moradia, à visitação e ao turismo, além de dar evidência à beleza natural da Lagoa dos Patos.

“Encerramos 2021 com diversas vias contempladas com a nova iluminação. Vamos para 2022, com muitas outras priorizadas em projetos, para que o sistema se expanda ainda mais beneficiando a população. Esperamos que, no final do próximo ano, estejamos com todas as grandes avenidas e maior parte dos bairros com iluminação pública em LED”, pontua Ramalho, com base na listagem de projetos já elaborados que aguardam a execução.

A iluminação de LED muda, de fato, a vida das pessoas. A cada obra realizada, a escuridão se tornava “coisa do passado” e as opiniões, unânimes, aprovavam o sistema que oferece mais conforto, visibilidade, economia e, principalmente, segurança à noite.

Entre os destaques, também consta a instalação de LED na Guabiroba, nas ruas Doutor Arnaldo da Silva Ferreira e Irmão Fernando de Jesus, e na praça Coronel Pedro Osório, coração do Centro Histórico, que proporcionou nova dimensão à valorização do patrimônio.

O novo sistema está em execução na avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, contemplando e destacando a sua requalificação, com a construção de ciclovia/ciclofaixa de mais de quatro quilômetros de extensão.

Um passado recente

Nos últimos anos, Pelotas foi adiante, incessantemente, pelo caminho da modernização, sem comprometer a sua tradição histórica. A implantação do sistema LED chegou para valorizar ainda mais locais específicos e para beneficiar moradores, comerciantes, trânsito, estudantes e trabalhadores do turno da noite, com mais claridade e segurança.

Entre algumas obras concluídas, que ofereceram mais qualidade à área urbana, estão as ruas General Osório, Marechal Deodoro, Marechal Floriano, Largo de Portugal, avenidas Saldanha Marinho e Bento Gonçalves.