PELOTAS FORMALIZA ADESÃO AO PROGRAMA CIDADE EMPRENDEDORA DO SEBRAE

23
O diretor-superintendente do Sebrae, André Godoy, salientou a importância da implantação do Cidade Empreendedora em Pelotas, considerando que a cidade tem retomado seu lugar de destaque em diferentes segmentos. Foto: Gustavo Vara.

Parceria entre Sebrae RS e Prefeitura foi firmada com objetivo de ampliar a qualificação empreendedora no município

O município de Pelotas acaba de aderir ao Programa Cidade Empreendedora, iniciativa desenvolvida pelo Sebrae RS em parceria com o poder público. A formalização aconteceu na última sexta-feira (10/6), quando a prefeita Paula Mascarenhas assinou o contrato de parceria com a organização, em cerimônia realizada no Salão Nobre do Paço Municipal. Conforme a prefeita, o projeto se soma a inúmeras ações que a Prefeitura já desenvolve em conjunto com o Sebrae RS e consolida os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, como a educação empreendedora, para projetar o futuro de Pelotas.

“Nós queremos ser uma cidade resiliente e empreendedora, uma cidade que enfrenta seus desafios, as dificuldades que surgem, e precisamos estar preparados, com capacidade de relacionamentos com as entidades e do poder público com os cidadãos. Ao mesmo tempo, ser uma cidade empreendedora, com mentalidade proativa, de busca de soluções, alternativas, inovações. Essa mentalidade é o que queremos levar para os nossos jovens”, avaliou Paula.

A proposta foi customizada às necessidades de Pelotas e integra quatro eixos: liderança, desburocratização, compras governamentais e educação empreendedora. “Essa proposta do Cidade Empreendedora, que construímos juntos, dialoga muito com o que propusemos no nosso plano de governo, que é criar condições, um ambiente favorável aos negócios, um ambiente atraente e ao mesmo tempo com agilidade e desburocratização para quem quer empreender e vendo essas ações como parceiras da cidade”, apontou a prefeita.

A gestora também agradeceu ao Sebrae RS a oportunidade de o Município poder participar da construção desse projeto, ajustando propostas e novas demandas, para ampliar os resultados pretendidos.

O diretor-superintendente do Sebrae, André Godoy, salientou a importância da implantação do Cidade Empreendedora em Pelotas, considerando que a cidade tem retomado seu lugar de destaque em diferentes segmentos. “Esse programa visa justamente aproximar a gestão municipal e suas políticas públicas para a criação do ambiente empreendedor, da capacitação empreendedora, implementando ferramentas de auxílio aos negócios”, destacou Godoy.

Também participaram do ato o vice-prefeito Idemar Barz; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Marco Aurélio Paradeda; o gerente regional da organização, Ciro Vives, além dos secretários de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella; de Educação e Desporto, Adriane Silveira; da Fazenda, Jairo Dutra; de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado; de Segurança Pública, José Apodi Dourado; o procurador-geral do Município, Eduardo Trindade; os assessores especiais de Projetos, Luiz Van der Laan; e do Conssedi Pelotas (Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação), Maurício Martins; o coordenador estadual de políticas públicas do Sebrae RS, Marcio Benedusi, o analista de articulação territorial do Sebrae RS, Fabrício Burkert,  e o diretor de desenvolvimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Diego Knorr.

SOBRE O CIDADE EMPREENDEDORA

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, através de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.