PELOTAS ESTÁ ENTRE AS CIDADES SELECIONADAS PARA CAPACITAÇÃO EM URGÊNCIAS CLIMÁTICAS

21935
O curso busca desenvolver capacidades técnicas em temas relacionados às políticas públicas urbanas e estratégias de desenvolvimento urbano sustentável. Foto: Divulgação

Município, em parceria com Rio Grande e São Lourenço do Sul, está entre os 12 de um total de 64, contemplados para integrar o programa em âmbito nacional, com participação de institutos internacionais

Pelotas, em parceria com Rio Grande e São Lourenço do Sul, é um dos 12 municípios do Brasil a ser contemplado com o curso “Urgência climática – implementando soluções em territórios urbanos vulneráveis” – iniciativa do Ministério das Cidades no âmbito do Programa Nacional de Capacitação das Cidades (Capacidades). Caberá à pasta promover a qualificação dos municípios selecionados em parceria com o Lincoln Institute of Land Policy (Instituto Linconln de XXXX, em tradução livre) e apoio do World Resources Institute – WRI Brasil. De acordo com a diretora de Planejamento Urbano da Secretaria de Urbanismo (Seurb), Aline Xavier, a ação reforça a importância de desenvolver habilidades e treinamento para promover cidades mais seguras e sustentáveis no Brasil com ferramentas técnicas e estratégias de desenvolvimento urbano sustentável
“O curso busca desenvolver capacidades técnicas em temas relacionados às políticas públicas urbanas e estratégias de desenvolvimento urbano sustentável”, explica Aline. Conforme ela, o conteúdo abordará fundamentos teóricos da mudança do clima nas cidades brasileiras, articular temas da política urbana à política climática, além de propor a reflexão sobre soluções urbanas com um olhar especial para territórios periféricos.
O Ministério das Cidades recebeu 56 inscrições de 64 municípios de todas as regiões do Brasil (cinco foram em parcerias, como no caso de Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul) para participar do processo seletivo. Conforme as regras de participação, estava garantida uma vaga por região. No caso da região Sul, a inscrição que inclui Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul competiu com capitais como Curitiba e Florianópolis, e cidades fortemente atingidas pelas enchentes do ano passado, como Estrela/Lajeado e Caxias do Sul, dentre outras.
Escolha
O protagonismo feminino e a valorização de gestões municipais lideradas por mulheres foram alguns dos critérios de elegibilidade contemplados pelo curso Capacidades, o que colocou Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul em condição de competitividade. Pelotas conta com a prefeita em exercício e vice-prefeita eleita, Daniela Brizolara, primeira mulher negra a ocupar a chefia do Executivo municipal. Situação semelhante à de Rio Grande, que elegeu a prefeita Darlene Torrada em 2024 como a primeira mulher a exercer o cargo. Também vice eleita, Fernanda Bork é atualmente prefeita em exercício em São Lourenço do Sul. Além disso, os três municípios se destacam pela representatividade no primeiro escalão da administração pública municipal.
Aulas e formato
“Urgência climática – Implementando soluções em territórios urbanos vulneráveis” será desenvolvido a distância, com etapa inicial virtual e assíncrona entre 1º e 16 de abril. A segunda etapa será em grupo, com aulas simultâneas, entre 23 de abril a 23 de maio.
Pelotas vai participar, integrada à equipe técnica dos outros dois municípios, com um grupo de 15 pessoas, liderado pela engenheira civil do corpo técnico da Seurb, Maria Francisca da Rosa Farias.