MORRE O MÉDICO ROGER LAHORGUE CASTAGNO

253
O médico Roger Castagno participava regularmente do Treze Horas. Foi candidato a prefeito de Pelotas em 1996.
MORRE ROGER LAHORGUE CASTAGNO, 82
Foi candidato a prefeito de Pelotas em 1996
Foi vice-Diretor da Medicina da UFPel
Ex-presidente da Associação Médica de Pelotas
.
A morte do Dr. Roger Lahorgue Castagno, 82 anos, ocorrida em sua residência, na madrugada desta terça-feira, vem causando grande repercussão na Cidade de Pelotas. Professor aposentado, foi vice-Diretor da Faculdade de Medicina da UFPel, vastamente relacionado na cidade, Roger concorreu ao cargo de prefeito de Pelotas e participou de marcantes debates com o seu adversário político, o deputado federal Irajá Andara Rodrigues, na eleição municipal de 1996, por sinal vencida pelo médico José Anselmo Rodrigues. Além disso, atuou em clubes sociais, teve intensa participação na política partidária e em grandes causas comunitárias. Ele faria 83 anos no dia 23 de julho próximo.
O velório do dr Roger Lahorgue Castagno será realizado hoje, das 14 às 17 horas, na Ângelus Pax.
.
TRATAMENTO EM CASA
.
Depois de ter descoberto um câncer de pâncreas, o dr Roger Castagno optou pelo tratamento caseiro, tendo como seu médico o Dr. Gustavo Zerwes, filho de seu grande amigo Dr. Dércio José Zerwes. A doença foi detectada há poucas semanas, e tanto a esposa, Maria da Graça, quanto os filhos, todos eles médicos, Clarissa, Víctor, Roger e Suzzanne dedicaram-se, por inteiro, aos cuidados especiais com o ente amado. ( 13 H)

 

________________________________________________________________________

Morreu na madrugada desta terça-feira, 15.06, em Pelotas o médico Roger Lahorgue Castagno. Ele tinha 81 anos e estava com câncer de pâncreas, doença que evoluiu nos últimos dias. Castagno era vastamente relacionado na comunidade pelotense, filiado ao PP-Progressistas, foi candidato a prefeito de Pelotas em 1996, disputando a prefeitura, com Fernando Marroni, Anselmo Rodrigues, Valnei Tavares, Michel Hallal e Edgar Henrique Klever. O prefeito eleito na ocasião foi Anselmo Rodrigues. Roger Castagno faria 82 anos no próximo dia 23 de julho. O velório está marcado para ser realizado das 14hàs 17h na Capela da Angelus Pax na Avenida Duque de Caxias.

________________________________________________________________________

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS

Nota de pesar – médico e professor Roger Castagno 

O velório ocorre nesta terça-feira (15), das 14h às 17h, no Memorial Angelux Pax, localizado na Avenida Duque de Caxias 406

É com pesar que a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) comunica o falecimento do egresso e ex-docente do curso de Medicina, Roger Castagno. O médico oftalmologista e otorrinolaringologista lutava contra um câncer no pâncreas.

Castagno formou-se em Medicina pela UCPel em 1968, com fellow em Oftalmologia, no Instituto Barraquer de Barcelona, Espanha, e em Otorrinolaringologia, na Fondation Portmann de Bodeaux, França. Foi professor titular nas Faculdades de Medicina da UCPel e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Também formou-se em Odontologia pela UFPel em 1963.

Foi presidente da Associação Médica de Pelotas (AMP). Também teve forte atuação junto ao Conselho de Representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), do qual foi presidente no período de 1997 e 1998.

A coordenadora do curso de Medicina da UCPel, professora Regina Bosenbecker, lembra com muito carinho do mestre, que foi paraninfo da sua turma no ano de 1979. “Castagno sempre foi muito reconhecido e homenageado por seus alunos, tanto quanto paraninfo como patrono”, comenta.

O velório ocorre nesta terça-feira (15), das 14h às 17h, no Memorial Angelus Pax, localizado na Av. Duque de Caxias, 406. A UCPel solidariza-se com familiares e amigos neste momento de luto.