PELOTAS CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE VARÍOLA DOS MACACOS

219
Até o momento, foram notificados 24 casos suspeitos da doença em Pelotas, com 18 resultados negativos e um positivo. 
Secretaria Municipal de Saúde informa que uma mulher de 18 anos teve resultado positivo para a doença

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou o primeiro caso de Varíola dos Macacos, registrado em Pelotas, nesta sexta-feira (2). Trata-se de uma mulher de 18 anos que procurou atendimento em uma Unidade Básica de Saúde, onde o exame foi coletado. A Vigilância Epidemiológica mantém o monitoramento das pessoas que tiveram contato com o caso positivo, que segue em isolamento.

A Prefeitura tem preparado a rede de saúde para a identificação de pessoas com sintomas da Varíola dos Macacos desde o mês de julho, discutindo medidas junto a 3ª Coordenadora Regional de Saúde e membros do Comitê de Enfrentamento. Já no mês de agosto, as equipes de Atenção Primária, de estabelecimentos privados de saúde e dos ambulatórios das universidades, começaram a participar de capacitações e a conhecer o Plano de Contingenciamento desenvolvido sobre a doença para o município. Dessa forma, a identificação do primeiro caso na cidade se tornou mais rápida, agilizando o isolamento e a orientação à paciente e os seus contatos próximos.

Até o momento, foram notificados 24 casos suspeitos da doença em Pelotas, com 18 resultados negativos e um positivo.

A Varíola dos Macacos foi considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, foi confirmada a transmissão comunitária, pela Secretaria Estadual da Saúde, no Rio Grande do Sul.