PELOTAS CHEGA A MARCA DE MIL MORTES POR CORONAVÍRUS

90
Pelotas chegou a mil mortes por Coronavírus nesta sexta-feira.

Pelotas chegou, ontem, sexta-feira (2), a marca de mil óbitos em decorrência da Covid-19. Hoje, foram registradas mais 11 mortes, sendo sete mulheres, com idades entre 48 e 97 anos, e quatro homens, de 34 a 78 anos. Os dados são do Painel Covid-19 Pelotas. Também foram registrados 132 novos casos positivos para o coronavírus. Com isso, o município chega à 42.060 casos, sendo 37.411 recuperados, 3.649 isolados e 336 exames em análise.

Vacinação

Hoje, 1.848 pessoas tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ao todo, são 145.138 primeiras doses aplicadas, o que representa 58.5% da população com mais de 18 anos. A segunda dose foi aplicada em 61.818 pessoas, ou seja, 24.9% da população adulta.

ESCLARECIMENTO SOBRE POSSÍVEL LOTE COM VACINAS VENCIDAS

Pelotas não aplicou vacinas com prazo de validade vencido

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que durante o processo de vacinação contra o coronavírus em Pelotas, iniciado em 19 de janeiro deste ano, não foram aplicadas vacinas fora do prazo de validade. A Vigilância Epidemiológica faz um rígido acompanhamento das datas dos lotes que são enviados pelo Ministério da Saúde ao Estado e, posteriormente, ao município, com o objetivo de evitar esse tipo de situação.

A SMS informou que o lote 4120Z005 com vacinas da Astrazeneca, e vencimento em 14 de abril, que consta nos registros do governo federal, chegou à cidade no final de janeiro, sendo totalmente utilizado durante o mês de fevereiro, antes do prazo final estipulado pelo fabricante.

“Foram lotes que vieram com um prazo muito curto. Alguns municípios não devem ter percebido e acabaram usando depois do vencimento. Em Pelotas nós tivemos esse cuidado e usamos dentro do prazo de validade”, explicou a secretária de Saúde, Roberta Paganini.

Sendo assim, nenhuma dose de imunizante vencido foi utilizada em Pelotas, assim como o município também não consta na lista divulgada em denúncia feita por um veículo jornalístico.