PAVIMENTAÇÃO NA ESTRADA DO ENGENHO É CONCLUÍDA

176

Mais uma etapa do projeto de requalificação da Estrada do Engenho foi concluída. Trata-se da pavimentação asfáltica de toda a extensão, entre a rua Tiradentes e a avenida Ferreira Viana, com exceção de 600 metros, aproximadamente, que correspondem à localização de moradias à beira do canal São Gonçalo. Esse trecho será asfaltado tão logo as famílias sejam transferidas para as novas residências, que se encontram em construção. As obras na via continuam em andamento.

Famílias ocupam, irregularmente, Área de Preservação Permanente (APP), imprópria para moradia, às margens do canal São Gonçalo. Para retirá-las do espaço de risco, o Poder Público conta com projeto em execução, de construção de casas em terreno próximo, praticamente defronte. Da obra de pavimentação da Estrada do Engenho, fica para ser complementada somente a lacuna correspondente às atuais habitações.

“As obras continuam em pleno andamento na Estrada do Engenho, que terá os seus 3,7 mil metros de extensão pavimentados com asfalto uniforme. Com a pavimentação concluída – fora no trecho correspondente às moradias – iniciou-se a etapa de construção das elevações transversais. Serão oito quebra-molas, com localização em pontos estratégicos de todo o percurso, onde há obrigatoriedade, de fato, de redução de velocidade e obediência às regras de trânsito, como no caso na frente do Clube Veleiros, nas proximidades da curva acentuada perto da entrada da Estrada Passo dos Negros, antes e depois da área residencial, e em outros”, informa o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

De acordo com o cronograma de obras, depois de concluída a etapa de construção das ondulações transversais, deverá ser iniciada a instalação da iluminação pública em LED.

DETALHES

A requalificação da Estrada do Engenho faz parte do contrato que inclui a Estrada Passo dos Negros e trecho da rua Gomes Carneiro. O investimento é de R$ 8,5 milhões, aproximadamente, com origem dos recursos no Programa Pavimenta, do Governo do Estado, no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Prefeitura de Pelotas.

A empresa SBS Engenharia Ltda executa as obras, com acompanhamento técnico da Secretaria de Planejamento e Gestão. A revitalização da Estrada do Engenho inclui pavimentação asfáltica, implantação de meios-fios, drenagem, ciclofaixa, sinalização horizontal e vertical e iluminação pública em LED.