OPERAÇÃO PREDADORES CONTRA O CRIME DE ABIGEATO NA ZONA SUL

92

Operação Predadores

Uma pauta que o Treze Horas tem tratado seguidamente: a necessidade de se combater um dos crimes mais constantes aqui na região que é o do abigeato (roubo de gado). A delegada Lígia Furlanetto, de Rio Grande, tem se dedicado intensamente a esta pauta. Mais uma vez a Polícia Civil de lá, por meio do Núcleo de combate ao abigeato desencadeia a Operação Predadores com o objetivo de reprimir crimes de abigeato e organização criminosa. São 18 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. 75 policiais civis e 25 viaturas e 1 helicóptero da Polícia Civil.

Ao longo de seis meses de investigação foram identificadas duas organizações criminosas com estruturas ordenadas com atuação nas cidades de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Chui. As investigações tiveram início no mês de dezembro, logo no início da criação do Núcleo de combate ao abigeato. Com o aprofundamento das investigações e com base em trabalho de inteligência foi identificada a participação de cada um dos envolvidos com individualização das condutas que se dividem entre o furto de animais no campo, abate, receptação com a comercialização em mercados.

ATÉ UM HELICÓPTERO FOI UTILIZADO.

 Na data de hoje foram cumpridas 20 medidas judiciais de natureza probatório e restritivas de direito. O abigeato é um crime que preocupa muito os produtores rurais, causando prejuízos que para além do furto em si (somente esse ano R$ 670.000,00) se estendem aos prejuízos à saúde pública tendo em vista a comercialização de carnes impróprias para o consumo. Somente esse ano, 83 animais bovinos já foram recuperados e restituídos aos proprietários. Além de farta quantidade de armas, munições e animais bovinos, ovinos e equinos apreendidos, um automóvel VW Jeta foi apreendido por envolvimento em abigeatos na região.

Também foram presos 08 pessoas entre preventivas e autuações em flagrante. A ação que visa dar paz aos produtores rurais da região, contou com o apoio da inspetoria veterinária.