OITO NOMES DA ZONA SUL NO PIRATINI

286

OITO NOMES DA ZONA SUL NO PIRATINI

Em seu pronunciamento, no dia da posse dos novos secretários Agostinho Meirelles Neto, Luiz Henrique Viana e Luiz Carlos Busato, o governador Eduardo Leite salientou a confiança como o elemento fundamental para a escolha dos seus integrantes do primeiro escalão do governo, e que ela é uma via de duas mãos. O Treze Horas então fez uma rápida análise do secretariado do Governo Gaúcho e identificou, pelo menos, oito nomes ligados a Zona Sul do Estado no primeiro escalão. E óbvio que estas escolhas estão ancoradas na confiança expressada pelo governador. A convivência, o trato anterior na gestão no comando da Prefeitura de Pelotas, foram decisivos no momento da escolha, sem dúvida. Confira.

OS OITO NOMES

Secretário Extraordinário de Apoio à Gestão Administrativa e Política – Agostinho Meirelles.

Secretário Extraordinário de Apoio à Gestão Administrativa e Política – Agostinho Meirelles Neto

Iniciou a trajetória profissional como delegado regional da Secretaria do Trabalho do Estado. Em 2005, assumiu o cargo de diretor-presidente da Empresa Municipal Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel). Foi também secretário municipal de Coordenação e Planejamento e assessor especial dos prefeitos de Pelotas entre 2009 e 2013 e 2014 e 2017. Como superintendente industrial do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (Sanep), coordenou e liderou ações ligadas às áreas de saneamento. Atuou ainda na Superintendência Administrativa da autarquia, definindo estratégias e gerenciando os setores de Recursos Humanos, Logística, Financeiro e Comercial. No início de 2019, assumiu como subchefe Parlamentar na Casa Civil até se tornar secretário de Articulação e Apoio aos Municípios. Na nova função, dará suporte à Casa Civil e ao governador na articulação de projetos prioritários do governo.

Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura – Luiz Henrique Viana

Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura – Luiz Henrique Vianna

Natural de Pelotas, Vianna é advogado e deputado estadual, eleito com 25.629 votos. Antes de ser eleito para a Assembleia Legislativa, foi vereador, presidente da Câmara na sua cidade natal e secretário de Qualidade Ambiental do município no governo do prefeito Fetter Júnior. Como secretário, modernizou processos ao implementar o Sistema de Licenciamento Online, o Sislam. O cargo de secretário do Meio Ambiente estava vago desde a transferência do titular da pasta, Artur Lemos Júnior, para a chefia da Casa Civil, em fevereiro de 2021.

Secretário de Planejamento Governança e Gestão – Cláudio Gastal

O pelotense Cláudio Leite Gastal foi Presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), é graduado na área de Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com mestrado em Sistemas de Informações pela PUC-Campinas. Foi professor adjunto da UCPel e coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional em Pelotas. De 2011 a 2015, atuou como secretário executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República. Desde 1°/6/2020, Claudio Gastal, que era titular da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), passou a acumular a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). No mês seguinte, as pastas foram unificadas em Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Secretária de Saúde – Arita Bergmann

Secretária de Saúde – Arita Bergmann

Graduada em Serviço Social pela Universidade de Pelotas, mesmo tendo nascido em São Lourenço do Sul fez a sua carreira de destaque na Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, onde foi secretária de 2011 a 2016. Implantou a Rede Bem Cuidar (Prêmio InovaSUS), o projeto de Mão de Obra Prisional (Prêmio InovaSUS) e informatizou 100% da Rede de Unidade Básicas de Saúde (UBS), entre outras realizações. Antes de voltar a assumir a Saúde do Estado, Arita esteve à frente da Secretaria Municipal da Saúde de São Lourenço do Sul. Atuou como coordenadora da Unidade de Saúde e Meio Ambiente da Famurs na década de 1990, responsável pela coordenação de implantação da municipalização da saúde e descentralização da gestão de meio ambiente nos municípios. Trabalhou em projetos conduzindo a implantação do Programa Primeira Infância Melhor. No governo de Yeda Crusius (2007-2010), foi secretária-adjunta da Saúde. Em 2010 assumiu a titularidade da pasta.

Secretária de Cultura – Beatriz Araujo

Secretária de Cultura – Beatriz Araujo

Iniciou as atividades na área cultural aos 22 anos, como assessora da presidência na Fundação de Cultura, Lazer e Turismo de Pelotas, cidade onde nasceu, em 1962. De 1988 a 1992, esteve na direção do Theatro Sete de Abril. Em 1992, iniciou a trajetória como produtora cultural independente. Trabalhou no restauro do prédio da Bibliotheca Pública Pelotense, recuperação e modernização do Theatro Sete de Abril e aquisição e restauro integral da casa de João Simões Lopes Neto.

Duas vezes secretária de Cultura de Pelotas, criou o Conselho Municipal de Cultura e o Sistema Municipal de Museus. Entre 2015 e 2016, produziu projetos referentes ao Biênio Simoneano, como a exposição sobre vida e obra do escritor pelotense em Porto Alegre, e criação e instalação no Centro Histórico de Pelotas de escultura em tamanho natural do escritor. Em 2018, coordenou a 11ª Bienal do Mercosul e a fase inicial de restauração da Casa de Garibaldi, em Piratini.

Secretária de Comunicação Tânia Moreira

Secretária de Comunicação – Tânia Moreira

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pelotas, começou a carreira na RBS, onde ficou 15 anos. Foi repórter e apresentadora da TV em Pelotas. Transferida para Porto Alegre, além de atuar nas mesmas funções, passou a coordenar o Jornal do Almoço. Na emissora, produziu especiais como Carnaval, Garota Verão e Galpão Crioulo. Foi diretora de produção, programação e operação da TVE e, posteriormente, diretora da TV Assembleia.

Como produtora de vídeo, atendeu o mercado publicitário. Assinou eventos como Congresso de Verão Famurs, Campanha Contra o Trabalho Infantil do Ministério do Trabalho e Emprego, Campanha Contra o Uso de Álcool Sesi/Fiergs. Ministrou cursos de oratória e media training para políticos e executivos. Tânia Moreira também foi secretária de Comunicação da prefeitura de Porto Alegre. Desde 1990 coordena campanhas políticas na área de rádio e TV. Uma delas foi a que elegeu o governador Eduardo Leite.

Portos RS – Paulo Fernando Curi Estima

O empresário Paulo Fernando Curi Estima é de larga atuação em Pelotas e Rio Grande. Estima participou de todo o processo de transição de governo analisando a estrutura hidroportuária do Estado e tem forte relação política com o Governador do Estado. O Diretor da Portos RS é homem de confiança do governador Eduardo leite, além de realizador de importantes promoções em favor do desenvolvimento regional como a Feira do Polo Naval, participou ativamente da construção do APL Polo Naval e foi gestor da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Pelotas nos governos de Eduardo Leite e Paula Mascarenhas. Fernando Estima tem estreita ligação com o Governador do Estado visto que trabalharam juntos durante todo o mandato de Leite na Prefeitura de Pelotas.

Ester Espíndola – Assessora Especial do Governador

Ester Espíndola – Assessora Especial do Governador

Ela é a primeira pessoa a chegar e a última a sair do Palácio Piratini, Ester Espíndola tem larga experiência na atividade administrativa: ela atuou nos gabinetes do prefeito Eduardo Leite e da prefeita Paula Schild Mascarenhas. Depois disso, participou ativamente do processo eleitoral de 2018, sempre ao lado do candidato a Governador. Experiente, dinâmica, ágil e bem relacionada nos meios políticos do RS, ela é a pessoa certa no lugar certo. Disciplinada, organiza, com minúcias de detalhes, todos os dias, a agenda de trabalho de Eduardo F C Leite. Ester Espíndola é pelotense, foi pessoa da mais alta confiança de Bernardo Olavo Gomes de Souza, atuou em seu gabinete quando este ocupou novamente o cargo de prefeito de Pelotas, no período administrativo 2005/2006 (a primeira gestão de Bernardo na prefeitura de Pelotas foi de 1º de janeiro de 1983 a 31 de dezembro de 1987). O prefeito – à época – renunciou ao cargo por doença, no segundo ano de seu mandato.

SECRETÁRIOS DE ESTADO DE TRÊS PASTAS TOMAM POSSE – GOVERNADOR EDUARDO LEITE DESTACA ‘ QUE A CONFIANÇA É UMA VIA DE DUAS MÃOS’ – ÁUDIO DO GOVERNO DO ESTADO – HERON VIDAL – Podcast