OITO NOMES DA ZONA SUL NO PIRATINI
Em seu pronunciamento, no dia da posse dos novos secretários Agostinho Meirelles Neto, Luiz Henrique Viana e Luiz Carlos Busato, o governador Eduardo Leite salientou a confiança como o elemento fundamental para a escolha dos seus integrantes do primeiro escalão do governo, e que ela é uma via de duas mãos. O Treze Horas então fez uma rápida análise do secretariado do Governo Gaúcho e identificou, pelo menos, oito nomes ligados a Zona Sul do Estado no primeiro escalão. E óbvio que estas escolhas estão ancoradas na confiança expressada pelo governador. A convivência, o trato anterior na gestão no comando da Prefeitura de Pelotas, foram decisivos no momento da escolha, sem dúvida. Confira.
OS OITO NOMES
Secretário Extraordinário de Apoio à Gestão Administrativa e Política – Agostinho Meirelles Neto
Iniciou a trajetória profissional como delegado regional da Secretaria do Trabalho do Estado. Em 2005, assumiu o cargo de diretor-presidente da Empresa Municipal Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel). Foi também secretário municipal de Coordenação e Planejamento e assessor especial dos prefeitos de Pelotas entre 2009 e 2013 e 2014 e 2017. Como superintendente industrial do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (Sanep), coordenou e liderou ações ligadas às áreas de saneamento. Atuou ainda na Superintendência Administrativa da autarquia, definindo estratégias e gerenciando os setores de Recursos Humanos, Logística, Financeiro e Comercial. No início de 2019, assumiu como subchefe Parlamentar na Casa Civil até se tornar secretário de Articulação e Apoio aos Municípios. Na nova função, dará suporte à Casa Civil e ao governador na articulação de projetos prioritários do governo.
Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura – Luiz Henrique Vianna
Natural de Pelotas, Vianna é advogado e deputado estadual, eleito com 25.629 votos. Antes de ser eleito para a Assembleia Legislativa, foi vereador, presidente da Câmara na sua cidade natal e secretário de Qualidade Ambiental do município no governo do prefeito Fetter Júnior. Como secretário, modernizou processos ao implementar o Sistema de Licenciamento Online, o Sislam. O cargo de secretário do Meio Ambiente estava vago desde a transferência do titular da pasta, Artur Lemos Júnior, para a chefia da Casa Civil, em fevereiro de 2021.
Secretário de Planejamento Governança e Gestão – Cláudio Gastal
O pelotense Cláudio Leite Gastal foi Presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), é graduado na área de Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com mestrado em Sistemas de Informações pela PUC-Campinas. Foi professor adjunto da UCPel e coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional em Pelotas. De 2011 a 2015, atuou como secretário executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República. Desde 1°/6/2020, Claudio Gastal, que era titular da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), passou a acumular a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). No mês seguinte, as pastas foram unificadas em Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
Secretária de Saúde – Arita Bergmann
Graduada em Serviço Social pela Universidade de Pelotas, mesmo tendo nascido em São Lourenço do Sul fez a sua carreira de destaque na Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, onde foi secretária de 2011 a 2016. Implantou a Rede Bem Cuidar (Prêmio InovaSUS), o projeto de Mão de Obra Prisional (Prêmio InovaSUS) e informatizou 100% da Rede de Unidade Básicas de Saúde (UBS), entre outras realizações. Antes de voltar a assumir a Saúde do Estado, Arita esteve à frente da Secretaria Municipal da Saúde de São Lourenço do Sul. Atuou como coordenadora da Unidade de Saúde e Meio Ambiente da Famurs na década de 1990, responsável pela coordenação de implantação da municipalização da saúde e descentralização da gestão de meio ambiente nos municípios. Trabalhou em projetos conduzindo a implantação do Programa Primeira Infância Melhor. No governo de Yeda Crusius (2007-2010), foi secretária-adjunta da Saúde. Em 2010 assumiu a titularidade da pasta.
Secretária de Cultura – Beatriz Araujo
Iniciou as atividades na área cultural aos 22 anos, como assessora da presidência na Fundação de Cultura, Lazer e Turismo de Pelotas, cidade onde nasceu, em 1962. De 1988 a 1992, esteve na direção do Theatro Sete de Abril. Em 1992, iniciou a trajetória como produtora cultural independente. Trabalhou no restauro do prédio da Bibliotheca Pública Pelotense, recuperação e modernização do Theatro Sete de Abril e aquisição e restauro integral da casa de João Simões Lopes Neto.
Duas vezes secretária de Cultura de Pelotas, criou o Conselho Municipal de Cultura e o Sistema Municipal de Museus. Entre 2015 e 2016, produziu projetos referentes ao Biênio Simoneano, como a exposição sobre vida e obra do escritor pelotense em Porto Alegre, e criação e instalação no Centro Histórico de Pelotas de escultura em tamanho natural do escritor. Em 2018, coordenou a 11ª Bienal do Mercosul e a fase inicial de restauração da Casa de Garibaldi, em Piratini.
Secretária de Comunicação – Tânia Moreira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pelotas, começou a carreira na RBS, onde ficou 15 anos. Foi repórter e apresentadora da TV em Pelotas. Transferida para Porto Alegre, além de atuar nas mesmas funções, passou a coordenar o Jornal do Almoço. Na emissora, produziu especiais como Carnaval, Garota Verão e Galpão Crioulo. Foi diretora de produção, programação e operação da TVE e, posteriormente, diretora da TV Assembleia.
Como produtora de vídeo, atendeu o mercado publicitário. Assinou eventos como Congresso de Verão Famurs, Campanha Contra o Trabalho Infantil do Ministério do Trabalho e Emprego, Campanha Contra o Uso de Álcool Sesi/Fiergs. Ministrou cursos de oratória e media training para políticos e executivos. Tânia Moreira também foi secretária de Comunicação da prefeitura de Porto Alegre. Desde 1990 coordena campanhas políticas na área de rádio e TV. Uma delas foi a que elegeu o governador Eduardo Leite.
Portos RS – Paulo Fernando Curi Estima
O empresário Paulo Fernando Curi Estima é de larga atuação em Pelotas e Rio Grande. Estima participou de todo o processo de transição de governo analisando a estrutura hidroportuária do Estado e tem forte relação política com o Governador do Estado. O Diretor da Portos RS é homem de confiança do governador Eduardo leite, além de realizador de importantes promoções em favor do desenvolvimento regional como a Feira do Polo Naval, participou ativamente da construção do APL Polo Naval e foi gestor da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Pelotas nos governos de Eduardo Leite e Paula Mascarenhas. Fernando Estima tem estreita ligação com o Governador do Estado visto que trabalharam juntos durante todo o mandato de Leite na Prefeitura de Pelotas.
Ester Espíndola – Assessora Especial do Governador
Ela é a primeira pessoa a chegar e a última a sair do Palácio Piratini, Ester Espíndola tem larga experiência na atividade administrativa: ela atuou nos gabinetes do prefeito Eduardo Leite e da prefeita Paula Schild Mascarenhas. Depois disso, participou ativamente do processo eleitoral de 2018, sempre ao lado do candidato a Governador. Experiente, dinâmica, ágil e bem relacionada nos meios políticos do RS, ela é a pessoa certa no lugar certo. Disciplinada, organiza, com minúcias de detalhes, todos os dias, a agenda de trabalho de Eduardo F C Leite. Ester Espíndola é pelotense, foi pessoa da mais alta confiança de Bernardo Olavo Gomes de Souza, atuou em seu gabinete quando este ocupou novamente o cargo de prefeito de Pelotas, no período administrativo 2005/2006 (a primeira gestão de Bernardo na prefeitura de Pelotas foi de 1º de janeiro de 1983 a 31 de dezembro de 1987). O prefeito – à época – renunciou ao cargo por doença, no segundo ano de seu mandato.