ESPECIAL CIRCULU’S TRINTA ANOS: UMA MARCA DE PELOTAS – Podcast

160
João Fernandes Medeiros recebendo o título de Comerciante do Ano da Centenária Associação Comercial de Pelotas em 2016.

Pessoas bem sucedidas têm dúvidas e preocupações. Elas só não deixam estes sentimentos dominarem suas vidas. – T. Harv Eker. Este pensamento está na página 40 do livro que conta a história de uma bem sucedida empresa pelotense: Circulu’s Lanches – A Saga da Família Que Acreditou Em Um Sonho. Curiosamente o autor do livro, Carlos Timm já havia estado no Treze Horas falando da publicação por ocasião de seu lançamento. Naquele momento se ficou sabendo um pouco da construção e solidificação de um projeto que se tornou ‘case’ de sucesso no ramo da alimentação em nossa cidade. Esta semana o Treze Horas teve a satisfação de conhecer um pouco mais desta saga familiar que é um exemplo de dedicação ao trabalho e forte engajamento familiar. É a homenagem do programa, nestes tempos difíceis ao Circulu’s, mas que ela represente um estimulo à todos que estão lutando neste momento para sobreviver.

EMPREENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA

No programa de quarta-feira, 24.03, o Treze Horas dedicou parte dele para destacar dois temas com uma mesma convidada: Juliana Brum Medeiros, do Circulu’s Lanches esteve no Salão Amarelo do Edifício da Associação Comercial de Pelotas para falar em nome de dezenas de comerciantes do setor da alimentação com uma expressiva pauta: O Empreendedorismo em Tempos de Pandemia. As dificuldades extremas que restaurantes, lanchonetes, bares e similares estão passando em tempos de ‘bandeira preta’ e sucessivos ‘lockdowns’. Demissões de funcionários, queda de faturamento e comprometimento de recursos destinados à impostos e taxas são os problema imediatos, destacou Juliana na entrevista ao Treze Horas. Com um futuro incerto e com a obrigação para com adaptações, o setor da alimentação com atendimento presencial ao público vai penando a cada dia que passa.

Juliana Brum Medeiros, filha do ‘seu João’ e que assumiu a gestão da empresa, esteve no Treze Horas para falar dos ‘tempos difíceis’ em ser empresária da área da alimentação durante a pandemia e também falou sobre os trinta anos do Circulu’s Lanches.

CIRCULU’S TRINTA ANOS

Na mesma oportunidade o programa também abordou os 30 Anos de um dos pontos mais tradicionais de Pelotas: O Circulu’s Lanches, com carinhoso vínculo junto a Universidade Católica de Pelotas. Ao longo desses 30 anos a ideia lá de 1991 só evoluiu, conta Juliana na entrevista ao programa. Todas essas mudanças não foram fáceis. São reflexo de muito trabalho, luta e dedicação de todos nós e claro dos colaboradores, enfatiza ela. As melhorias fizeram com que o Circulu’s se tornasse uma referência gastronômica em Pelotas e até em todo o Brasil a partir de estudantes da Universidade Católica, que após formados se espalharam pelo país e sempre que podem visitam o Circulu’s em suas vindas a Pelotas. Os anos foram passando e o Circulu’s procurou se manter atualizado e sempre inovando: ampliou as instalações, diversificou o cardápio, investiu em uma ampla e moderna cozinha industrial, desta forma padronizando seu processo de elaboração e produção dos alimentos, criou um ‘call-center’, espaço exclusivamente para o atendimento de tele-entrega, e informatizou seu sistema

Onde tudo começou: ao lado da Universidade Católica de Pelotas, pela rua Três de Maio.

O SURGIMENTO DO CIRCULU’S

O Circulu’s Lanches foi fundado em maio de 1991 e é hoje um dos mais renomados e reconhecidos estabelecimentos de lanches em Pelotas e na zona sul do Estado. O responsável pela idealização deste empreendimento foi o empresário e advogado Mário Luiz Fernandes Medeiros que, juntamente com seu tio e atual proprietário João Fernandes Medeiros, iniciou as atividades em um pequeno trailer, tendo Seu João, como é carinhosamente chamado, assumido definitivamente o controle do Circulu’s após alguns meses. Tendo se tornado referência pelo sabor e qualidade de seu lanches, no cuidado com higiene e manuseio dos produtos, o Circulu’s conta hoje com cerca de 70 colaboradores diretos divididos em quatro unidades: Três de Maio, Deodoro (onde funciona a tele-entrega), cozinha industrial e FoodTruck.

João e Maria a frente do negócio. Ela fala em aposentadoria, porém com a certeza de que o Circulu’s seguirá em boas mãos, com a Juliana no comando da empresa.

BASE

Um dos pilares de João Medeiros foi sua esposa Maria Helena Brum Medeiros. Se conheceram quando João atuava como motorista de táxi. Maria Helena viveu todos os passos do Circulu’s e elenca a dura luta quando houve a troca da calçada da rua Três de Maio pela esquina das ruas Santa Cruz com Três de Maio. Além do stress, do abatimento, chegou a imaginar o pior para o negócio. Falando em aposentadoria, ela tem – porém – a certeza de que o Circulu’s seguirá em boas mãos, com a Juliana no comando da empresa.

HISTÓRIA

João Fernandes Medeiros recebendo o título de Comerciante do Ano em 2016.

Em 2016 o Circulu’s recebeu o reconhecimento da cidade de Pelotas através da Centenária Associação Comercial de Pelotas. João Fernandes Medeiros, o idealizador de tudo, foi agraciado com o título de Comerciante do Ano. Uma honraria que iria se encarregar de sedimentar de vez a marca e o trabalho construído aos longo dos já quase trinta anos naquela ocasião.

 

 

CIRCULU’S TRINTA ANOS: UMA MARCA DE PELOTAS – PROGRAMA COM A PARTICIPAÇÃO DE JULIANA BRUM MEDEIROS – DIRETORA DO CIRCULU’S – Podcast

Apoio:

Juliana Brum Medeiros, livro ‘A Saga da Família que Acreditou em um Sonho (Carlos Timm – 2017), site www.circuluslanches.com.br , entrevista ao Treze Horas.

Fotos: Do arquivo pessoal da família.