O DESENVOLVIMENTO DE MATO GROSSO NA VISÃO DE UMA LIDERANÇA DO AGRONEGÓCIO – Podcast

48
Valdomir Otonelli sempre pautou sua conduta pela perseverança e temperança, com muito cuidado para valorizar as tomadas de decisão com base na Ciência e Tecnologia.
O pesquisador da EMBRAPA Luiz Clóvis Belarmino conversou com Otonelli no Treze Horas.

O Treze Horas – via telefone – contou com a participação do empresário do agronegócio Valdomir Natal Otonelli. Valdomir conhece bem Pelotas e a região sul do Brasil, pois cursou Engenharia Agronômica na UFPEL – Universidade Federal de Pelotas – entre 1979-1982. Ele fez uma radiografia do estado do Mato Grosso e da região Centro Oeste brasileira e a importância dela para o agronegócio do país, aos ouvintes do Treze.

Numa conversa ilustrativa com o pesquisador da EMBRAPA Luiz Clóvis Belarmino, seu amigo, Otonelli (que ocupa a presidência de uma das principais cooperativas agrícolas do oeste brasileiro – a COPER MUTUM) falou sobre números, dados, importância da economia daquela região do Brasil para o PIB nacional.

Confira a entrevista de Otonelli na íntegra no Podcast abaixo:

O DESENVOLVIMENTO DE MATO GROSSO DO SUL NA VISÃO DE UMA LIDERANÇA DO AGRONEGÓCIO – Podcast

Valdomir Natal Otonelli – Nasceu em Chiapetta, na chamada Região Celeiro ou Noroeste Colonial do RS, tendo cursado Engenharia Agronômica na UFPEL entre 1979-1982, com destacado desempenho curricular e grandes habilidades para articulações, cooperações e trabalho em grupo. Está no norte do MT há 35 anos e sempre se dedicou à produção agropecuária, com forte preocupação com a agregação de valor aos produtos primários, como a transformação da enorme oferta de grãos e fibras em carnes de elevado padrão zootécnico, de qualidade internacional e destinada aos maiores centros de consumo no exterior.

Otonelli preside a Coper Mutum, poderosa cooperativa da região centro-oeste brasileira.

Essas capacidades de inovação foram consolidando a região Centro Oeste em um dos principais clusters internacionais de soja, milho, algodão e carnes bovina, suína e de frangos. São reconhecidas a competência e liderança do Valdomir Otonelli em presidir cooperativas, sindicatos e outras organizações de agroindustriais no denominado “Nortão Matogrossense”. Sempre pautou sua conduta pela perseverança e temperança, com muito cuidado para valorizar as tomadas de decisão com base na Ciência e Tecnologia. Daí resultaram inúmeras parcerias com a Embrapa, universidades e instituições do exterior, além de inúmeras articulações com órgãos de apoio como aqueles de crédito e seguro, com governos e, ainda, sociedade em geral.