MOBILIZAÇÃO PEDE O NOME DO PREFEITO DE CANGUÇU PARA DEPUTADO ESTADUAL

569
Lideranças de 20 municípios da Zona Sul do estado, estiveram neste último fim de semana em Canguçu para reunião almoço com o Prefeito e Presidente da AZONASUL, Vinicius Pegoraro.

Lideranças de 20 municípios da Zona Sul do estado, estiveram neste último fim de semana em Canguçu para reunião almoço com o Prefeito e Presidente da AZONASUL, Vinicius Pegoraro. O tema da reunião foi em torno da carta entregue ao Prefeito, pedindo que ele seja candidato a Deputado Estadual. No documento, eles elencam os motivos e a importância de tal candidatura.

Hoje estiverem presentes, os prefeitos: Márcio Porto, de Piratini; Chola, de Pedro Osório; Garleno Alves, de Santana da Boa Vista e Luis Carlos Folador, de Candiota. A reunião ainda contou com a presença de 21 vereadores, do MDB, do PP e do PTB.

Abaixo segue o a carta na íntegra, com seus signatários.
Além dos prefeitos citados, assinaram a carta o ex-Prefeito de Morro Redondo, Diocélio Jaeckel e o Prefeito de Jaguarão, Fávio Telis.

Carta ao Prefeito Vinicius Pegoraro e a Comunidade Canguçuense.

Canguçu, 05 de Fevereiro de 2022.

Senhor Prefeito Vinicius Pegoraro,

Como o senhor sabe, a nossa região, conhecida como a Zona Sul do Estado, vem ao longo dos anos sofrendo os duros reflexos de uma desindustrialização profunda, com baixos investimentos em infraestrutura, segurança, saúde, educação e sem falar no baixíssimo investimento público na nossa maior riqueza, que é a agricultura.

Mesmo com todo o potencial e vocação para desenvolver-se, seguimos estagnados. Desta forma, os anos passam, e a Zona Sul segue desprovida dos investimentos necessários para a sua alavancagem rumo ao desenvolvimento econômico e social, que tanto almejamos. Enquanto isso, observamos outras regiões do estado se estabelecerem em outro patamar de investimentos públicos e de desenvolvimento, como a região da Serra e a região Metropolitana, para citar apenas duas.

Claro que temos ciência, de que um dos principais motivos desta disparidade entre as regiões, sem nenhuma dúvida, é a representação política. Aliás, a baixa e fraca representação política da nossa Zona Sul. Esta questão, estabelece uma desproporcional correlação de forças na defesa dos interesses regionais, um exemplo disto, é o nosso Porto de Rio Grande, pujante no passado recente, agora sofre a ameaça de desprestígio, em detrimento à um futuro novo porto no litoral norte do estado. Algo que será profundamente avassalador para a Zona Sul.

Todavia, temos de reconhecer que a eleição de um governador da nossa Região, foi fundamental para estancar, ainda que sensivelmente, tal disparidade apontada nesta carta.
Neste sentido, fica ainda mais evidente a necessidade de elegermos lideranças da região para lutar e defender os nossos interesses em Porto Alegre, junto ao Governo do Estado. A Zona Sul, tem a obrigação de lançar um nome, com força e capacidade política de nos representar a altura na Assembleia Legislativa, defendendo os interesses regionais dos municípios de pequeno e médio porte.

Com conhecimento de quem está a frente de um município nos dias atuais, Dar voz as Prefeituras da Zona Sul do Estado e cobras pelos seus anseios e necessidades diárias de nossos municípios. Com isso, o município de Canguçu tem um papel fundamental neste processo, por ser a única cidade de médio porte da região, tem uma enorme capacidade de ser o novo polo regional para o desenvolvimento, com viés para o fortalecimento da nossa e agricultura, com investimento pesado em tecnologia para a produção rural, assim poderemos fortalecer a nossa economia, gerar empregos, voltar a pensar grande e sonhar alto.

Prefeito Vinicius, sabemos do teu compromisso com o município de Canguçu, sabemos que
defendes esta terra e luta diariamente por ela, que te dedicas integralmente em prol de melhorias pra tua comunidade. Mais recentemente temos visto essa tua capacidade de trabalho e de comprometimento em toda região, com a excelente gestão que fazes como Presidente da nossa Associação dos municípios da Zona Sul(AzonaSul). Queremos nesta carta te pedir licença e nos dirigir à comunidade Canguçuense, para que a mesma entenda nosso chamado e que nos permita contar com o SEU Líder, para ser o NOSSO

Líder na Assembleia Legislativa, hoje reconhecemos na sua pessoa uma das principais lideranças políticas da nossa região, por isso contamos com a comunidade Canguçuense para que entenda a necessidade de lhe ter como o representante de Canguçu e da Zona Sul, na Assembleia Legislativa Queremos também te pedir que aceite este desafio, de nos representar, a luta será árdua, mas estamos nos somando a este processo e junto com a tua cidade, com o teu povo, iremos trilhar o caminho que te levará a ser o nosso representar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A demais sabemos que Canguçu ficará em boas mãos, com o Vice Prefeito Professor Fininho, exemplo de lealdade ao governo e de extrema dedicação e compromisso com esta terra e com o trabalho em prol de sua comunidade.

Certamente com o Fininho aqui, e contigo lá em Porto Alegre, Canguçu e a nossa Zona Sul serão ainda maiores, sabemos que esta luta ganhará força e muito disposição contigo, e com isso tua cidade e nossa região estarão representadas com voz ativa para defender os nossos interesses regionais e com alguém que trabalha incansavelmente, que arregaça as mangas e vai em frente, buscar por alternativas e apresentar soluções. É disto que precisamos. Queremos contar contigo, Vinicius e tu sabe que poderá contar conosco!
Respeitosamente,

Garleno Alves – Prefeito de Santana da Boa Vista;
Márcio Manetti Porto – Prefeito de Piratini;
Moacir Alves (Chola) – Prefeito de Pedro Osório;
Luiz Carlos Folador – Prefeito de Candiota;
Laura Ratto – Vereadora Presidente da Câmara Municipal de Pinheiro Machado;
Leandro Bonow – Vereador de Jaguarão;
Ricardo Pereira – Vereador de Jaguarão;
Betinho Amaral – Vereador de Pedro Osório;
Rodrigo Parafuso – Vereador e Pedro Osório
Jymmi Carter – Vereador de Piratini;
Miriam de Ávila – Vereadora de Piratini;
Cleusa Manetti – Vereadora de Piratini;
Geison Timm – Vereador de Turuçu;
Fabio Krause – Vereador de Turuçu;
Abel Bueno – Vereador de São Lourenço do Sul;
Marco Antônio Boa Nova – Vereador de Santa Vitória do Palmar;
Edimilson Rocha Nunes – Vereador de Santa Vitória do Palmar;
Luciano Guterres Barbosa – Vereador de Santana da Boa Vista;
Fabrício Moraes – Vereador de Candiota;
Diego Lima – Vereador de Candiota;
João Nedi – Vereador do Cerrito;
Moisés Vilela – Vereador do Cerrito;
Diocelio Jaeckel – Ex-prefeito de Morro Redondo;
João Paulo Berkembrock – Secretário de Saúde de Campo Bom;
Jorge Xavier – Suplente de Vereador de São Lourenço do Sul;
Rogério Franz – Suplente de Vereador de São Lourenço do Sul;
Ricardo Alves – Presidente do MDB de Pedro Osório e Secretário de Saúde de Pedro Osório
Luiz Lichtnow – Presidente do MDB Arroio do Padre;
João Spotorno – Vice-Presidente do MDB de Santa Vitória do Palmar
Guilherme Ávila – Presidente do MDB Capão do Leão;
Paulo Ávila – Ex-vereador de Capão do Leão;
Leão Carlos Machado – Presidente do MDB Santana da Boa Vista;
Rafael Silva – Presidente do MDB Amaral Ferrador e Coordenador dos vereadores do MDB na Costa Doce;
Denilson Águiar – Diretor da FETAR e Vice Pres. do Sind. dos Trab. Rurais de Santa Vitória do Palmar;
Silvania Zart Valle Affonso – Ex-Coordenadora do MTG da 21° Região Tradicionalista;