ISABELA FERNANDES ANDRADE NOMEADA REITORA DA UFPEL

632
A professora Isabela Fernandes Andrade é formada em Arquitetura e Urbanismo, e atua na Universidade Federal de Pelotas desde 2013. Hoje ela está como Diretora do Centro de Engenharias da universidade. Foto: Divulgação / UFPel

O presidente Jair Bolsonaro nomeou a professora Isabela Fernandes Andrade como reitora da UFPEL – Universidade Federal de Pelotas. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União em Decreto ainda de 5 de janeiro de 2021 (ao lado) publicado nesta madrugada de 6 de janeiro. A professora Isabela Andrade integrou a chapa denominada UFPel Diversa, que teve como candidato a reitor Paulo Roberto Ferreira Júnior. Formado em Informática pela UFPel, Ferreira Júnior foi chefe de gabinete do reitor Pedro Hallal e liderava a lista tríplice enviada ao Ministério da Educação após consulta a comunidade universitária.

Além de Paulo Ferreira Júnior, Eraldo Pinheiro, professor de Educação Física e coordenador do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade também estava na lista. A Chapa 1 – UFPel Diversa foi eleita no dia 15 de outubro com 56,5% dos votos derrotando a Chapa 2 – UFPel Mais, que recebeu 43,4% dos votos. No Conselho Universitário, optou-se por formar a lista tríplice apenas com os integrantes da chapa vencedora. A intensão do conselho foi para agraciar a escolha de docentes, alunos e funcionários que optaram pela vitória da Chapa 1.

A nova reitora é formada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em Arquitetura e Urbanismo, e possui Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela é professora na UFPel desde 2013 e atualmente ocupa o cargo de Diretora do Centro de Engenharias da universidade. Isabela Andrade irá substituir o professor Pedro Curi Hallal, epidemiologista e coordenador da pesquisa que analisou a prevalência da covid-19.  Isabela Andrade será a segunda reitora mulher na história da UFPel. A primeira foi a professora Inguelore Scheunemann de Souza que ocupou o cargo em dois mandatos, de 1997 à 2000 e 2001 à 2004. A posse da nova reitora deverá ocorrer na próxima sexta-feira (8) em Pelotas.

Isabela é filha do professor Ambrósio Bento Goicochea Andrade, da Odontologia da UFPEL.

ISABELA FERNANDES ANDRADE

Arquiteta, 36 anos, natural de Pelotas, formada pela UCPel e com Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, ela recebeu a notícia da sua nomeação na casa de seus pais, Dona Loiva e professor Ambrósio Bento Goicochea Andrade. Depois disso, recolheu-se aos seus aposentos. Isabela estará no Treze Horas desta quarta-feira, 6 de janeiro de 2021.
.
Muito emocionado, o professor Ambrósio Andrade destacou a “plena devoção à família”, traço identificador de sua filha, a nova Reitora da UFPel. Um dos melhores amigos e grande colaborador do Bispo Dom Antônio Záttera, que foi o Reitor fundador da UCPel, o Dr.Ambrósio dirigiu, por três períodos administrativos, o Instituto de Menores de Pelotas. -” Sou um homem agradecido pela família que tenho, por essa filha exemplar, e me confesso profundamente emocionado ao receber a notícia de que a Isabela é a nova Reitora da Universidade Federal de Pelotas”.

NOTA DA UFPEL

A atual gestão da Universidade Federal de Pelotas divulgou na manhã desta quarta-feira uma nota sobre a nomeação da Professora Isabela Andrade. Confira a nota da reitoria da UFPEL: