HUSFP/UCPel E GOVERNO DO RS ASSINAM CONVÊNIO PARA COMPRAS DE POLTRONAS DE HEMODIÁLISE

102
Governador Eduardo Leite, secretária da Saúde, Arita Bergmann, e arcebispo metropolitano de Pelotas e chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Dom Jacinto Bergmann. Foto: Divulgação / UCPEL

Participaram do ato o governador Eduardo Leite e o arcebispo metropolitano de Pelotas e chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) receberá repasse do governo do estado de R$ 248.439,90 para a compra de 30 poltronas elétricas de hemodiálise. O termo foi assinado na sexta-feira (22) pelo governador Eduardo Leite, pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, e pelo arcebispo metropolitano de Pelotas e chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Dom Jacinto Bergmann.

Reconhecido como referência por seu serviço de diálise, o HU da UCPel atende mensalmente mais de 130 pacientes crônicos em tratamento por hemodiálise ou diálise peritoneal, com média de 1850 sessões de hemodiálise por mês.

De acordo com o governador do estado, o conforto é essencial no tratamento. “Para a percepção do paciente, a cadeira acaba sendo mais significativa do que o próprio aparelho, já que são muitas as horas em que ele passa utilizando essa poltrona, mais de uma vez por semana”, disse Leite.

Participaram do ato de assinatura no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Pelotas o diretor do Centro de Referência em Nefrologia do HUSFP, doutor Franklin Barcellos; o diretor clínico do HUSFP, médico Vinícius Alano, e gerentes de diversas áreas do HU/UCPel. Foto: Divulgação / UCPEL

Além das sessões de hemodiálise, o serviço do HUSFP disponibiliza suporte para pacientes com doença renal crônica na fase pré-dialítica; é retaguarda em nefrologia para o Pronto Socorro Municipal e para a atenção primária do município de Pelotas em telemedicina. Da mesma forma, é considerado referência na realização de transplante renal.

Também participaram do ato de assinatura no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Pelotas o diretor do Centro de Referência em Nefrologia do HUSFP, doutor Franklin Barcellos; o diretor clínico do HUSFP, médico Vinícius Alano, e gerentes de diversas áreas do HU/UCPel.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

Com informações da Secom/RS