HOSPITAIS DA REDE EBSERH DO RS APRESENTAM PROPOSTAS AO ORÇAMENTO 2025 NA A.L.

212
A reunião da Bancada Federal Gaúcha sobre o Orçamento 2025 foi realizada no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, na ALRS, e tinha o objetivo de acolher as demandas das entidades e instituições de saúde no estado para a composição do Orçamento 2025, que gira em torno de 550 milhões. Foto: Divulgação Ebserh

Hospitais da Rede Ebserh do Rio Grande do Sul apresentam propostas ao orçamento de 2025 na Assembleia Legislativa

Os valores destinados ao orçamento do Estado do RS em 2025 giram em torno de R$ 550 milhões

Na última segunda-feira, dia 4 de novembro de 2024, uma comitiva composta pelos gestores dos três hospitais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) no Rio Grande do Sul – Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal de Rio Grande (HU-Furg) e Hospital Universitário de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM) –, participou de reunião na Assembleia Legislativa do Estado (ALRS), em Porto Alegre. Representando as instituições, estavam: pela UFPel, a reitora eleita, Úrsula Rosa da Silva e o chefe de gabinete, Rafael Eicholz Rutz; pelo HUSM, o superintendente Humberto Moreira Palma e a chefe do Setor de Governança e Estratégia, Laura Quoos Dotto; pelo HU-Furg, a superintendente Sandra Crippa Brandão; pelo HE-UFPel o gerente Administrativo Eduardo Palma, o Gerente de Ensino e Pesquisa Tiago Collares, o chefe Setor de Governança e Estratégia Mauro Calderipe e a administradora  Mauren Wenske. Representando a Ebserh, a chefe do Setor da Assessoria Parlamentar, Andressa Brito, e a Assessora da Vice-presidência, Flaviana Maribondo Gonçalves.

A reunião da Bancada Federal Gaúcha sobre o Orçamento 2025 foi realizada no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, na ALRS, e tinha o objetivo de acolher as demandas das entidades e instituições de saúde no estado para a composição do Orçamento 2025, que gira em torno de 550 milhões. O encontro foi conduzido pelo coordenador da bancada, deputado federal Dionilso Marcon (PT), com a presença de diversos representantes de hospitais gaúchos, dos deputados federais Tenente-Coronel Zucco (PL), Alceu Moreira (MDB), Franciane Bayer (REP), Pedro Westphalen (PP), Lucas Redecker (PSDB), Alexandre Lindenmeyer (PT), Reginete Bispo (PT), e do senador suplente Coronel Andreuzza (REP), assim como o deputado estadual Issur Koch (PP), e representantes de parlamentares federais e estaduais.

O projeto apresentado visa a indicação unificada dos investimentos necessários para renovação e ampliação do parque tecnológico e infraestrutura física dos três hospitais vinculados à Rede Ebserh no Rio Grande do Sul, como uma ação prioritária para recebimento de valores de Emenda de Bancada.

“Vejo como muito positiva a participação das representações dos três HUs do RS, na reunião de apresentação de demandas para bancada gaúcha, desta forma, sedimentamos um trabalho que se iniciou no ano passado, com as visitas aos gabinetes dos deputados em Brasília. Nossos hospitais juntos, representam a maior oferta aos usuários do SUS na região centro-sul do estado, o que justifica um projeto único que busque melhorias principalmente na infraestrutura dos hospitais e propicie um retorno ainda maior para população”, afirmou Sandra Brandão, superintendente do HU-Furg.

 

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.