GOVERNADOR INAUGURA UNIDADE DO TUDO FÁCIL EM PELOTAS – Podcast

168
O governador ressaltou que, além dos serviços, o Tudo Fácil contribui para o letramento digital da população – Foto: Maurício Tonetto/Secom
Cidadãos da região Sul do Estado serão beneficiados pela central que reúne os serviços mais solicitados pela população

O governador Eduardo Leite, acompanhado da titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, inaugurou, na tarde desta quinta-feira (26/10), em Pelotas, a quinta unidade do Tudo Fácil no interior do Estado.

Localizada no shopping POP Center (rua Professor Doutor Araújo, 14, Centro), a nova unidade oferecerá para população cerca de 90 serviços presenciais e 740 digitais, tais como solicitação da carteira de identidade e serviços do DetranRS, IPE Saúde e IPE Prev. A unidade tem uma área de 344m² com 19 guichês de atendimento e 39 profissionais terceirizados.

Leite lembrou que na maior parte dos 25 anos de história do Tudo Fácil, ele só estava em Porto Alegre. “Mas as pessoas vivem distribuídas em todo o Estado. Por isso, decidimos levar esse serviço ao interior, além de modernizá-lo. “Queremos aproveitar essa loja de serviços do Estado para fazer o chamado letramento digital: ensinar às pessoas como elas podem buscar os serviços pelas plataformas digitais. Somos tricampeões nacionais em serviços digitais e isso não é pouca coisa”, ressaltou.

O chefe do Executivo foi o primeiro cidadão a demandar um serviço no Tudo Fácil Pelotas, encaminhando pela unidade sua nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), serviço que durou apenas alguns minutos.

O Estado investiu R$ 714 mil para estruturar o Tudo Fácil Pelotas. O valor contempla mobiliário, marcenaria e equipamentos de tecnologia da informação e comunicação (TIC), além da rede lógica e elétrica fornecida pela Procergs. O Pop Center, por sua vez, contribuiu com a execução da obra civil, que compreende o espaço físico e todos os projetos complementares, como hidrossanitário, elétrico, de combate a incêndios, de acessibilidade e de climatização.

O Tudo Fácil Pelotas deve atender moradores de outros municípios da região Sul, como Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Cristal, Morro Redondo, Pedro Osório, São Lourenço do Sul e Turuçu, beneficiando quase um milhão de pessoas.

 

Eduardo Leite foi o primeiro cidadão de Pelotas a solicitar um serviço na agência do Tudo Fácil inaugurada hoje – Foto: Maurício Tonetto/Secom

“Essa unidade vai chegar a muitas pessoas, pois está muito bem localizada para atender quem precisa efetivamente. Será uma média de cinco mil pessoas por mês, movimentando a economia da região, o que também é muito relevante”, declarou Danielle, cuja pasta é a responsável pela gestão do Tudo Fácil.

“Estamos inaugurando nossa sétima unidade e teremos outra inaugurada ainda em 2023, com a expectativa de mais quatro ao longo dos próximos anos, para que realmente consigamos atender a todos os municípios. É um desafio, mas tenho certeza que estamos no caminho certo”, complementou a titular da SPGG.

O Pop Center está localizado em uma região central e de fácil acesso por todos os bairros de Pelotas. “Este é mais um movimento do governo do Estado em prol dos municípios, entendendo que a população precisa desse apoio para não se deslocar mais até a Capital, podendo resolver suas questões em seu próprio território, o que é extraordinário”, afirmou a prefeita do município, Paula Mascarenhas.

O Pop Center é o empreendimento parceiro do Tudo Fácil Pelotas e, para o diretor do Centro de Compras, Michael Sopper, o governo estadual entendeu a importância do serviço para a comunidade. “O Estado teve a sensibilidade de perceber o impacto positivo do Tudo Fácil não apenas para o Pop Center, mas para os permissionários, as 50 famílias que tiram seu sustento desse espaço. Esse empreendimento é resultado de diálogo e do esforço conjunto de todos”, disse.

Tudo Fácil    

Em 2023, o Tudo Fácil completou 25 anos de atividades no Rio Grande do Sul: a primeira unidade foi inaugurada em 1º de julho de 1998, em Porto Alegre. Atualmente, a Capital conta com o Tudo Fácil Zona Norte e o Tudo Fácil Zona Sul, além da unidade de autoatendimento no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), no Centro Histórico.

Além de Porto Alegre, os municípios de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo e Rio Grande já contam com o Tudo Fácil. O governo estadual pretende expandir a presença da central para o Litoral Norte, Santa Maria, Bento Gonçalves e Fronteira Oeste.

A ampliação do Tudo Fácil tem o objetivo de entregar serviços públicos a todos os cidadãos do Estado por meio de um atendimento integrado, híbrido e ágil, além de promover a inclusão digital e social.

De janeiro a setembro de 2023, foram realizados, ao todo, mais de 500 mil atendimentos pelas unidades de Porto Alegre (Zona Norte e Zona Sul) e do interior do Estado.

Tudo Fácil Pelotas  

Endereço: Rua Professor Dr. Araújo,14, Centro, Pelotas (Shopping Pop Center)
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e, aos sábados, das 9h às 13h.