ESTADO RECEBE OITO PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO

67
Até o momento, 17 regiões optaram pela adoção de protocolos regionais: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Erechim. A região Covid de Santa Maria enviou protocolos próprios e o pedido segue em análise.

Ao chegar à 20ª rodada, o mapa preliminar do modelo do Distanciamento Controlado recebeu, nas últimas 36 horas, oito pedidos de reconsideração por parte de municípios e de associações regionais. Pelotas não encaminhou recurso. Todas as solicitações são de regiões preliminarmente em vermelho que pedem a permanência em bandeira laranja. O último levantamento, divulgado na sexta-feira (18/9), aponta cinco regiões com bandeira vermelha (alto risco) e 16 com laranja (risco médio).

É a mesma quantidade de recursos enviada na 19ª rodada. Desde que o sistema de cogestão foi implementado, na 14ª rodada, o número de pedidos de reconsideração caiu significativamente. Isso porque as regiões que aderem à cogestão podem adotar protocolos próprios. As cinco regiões preliminarmente classificadas com risco alto para o contágio por coronavírus são Porto Alegre, Guaíba, Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Cruz Alta. Apenas Guaíba não optou pelo sistema de cogestão.