ESPECIAL: QUEM SÃO OS NOVE PRÉ-CANDIDATOS AO GOVERNO DO RS

105
A definição das pré-candidaturas ao governo do Rio Grande do Sul movimenta os partidos políticos há alguns meses e se intensificou no início de 2022. Até 21 de abril, ao menos nove legendas já apresentaram os nomes que devem lançar para a disputa, marcada para 2 de outubro.
Até o momento, nove partidos apresentaram nomes que devem lançar para disputar o Palácio Piratini, marcada para 2 de outubro. Eduardo Leite (PSDB) renunciou e foi substituído por Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).

A definição das pré-candidaturas ao governo do Rio Grande do Sul movimenta os partidos políticos há alguns meses e se intensificou no início de 2022. Até hoje nove legendas já apresentaram os nomes que devem lançar para a disputa, marcada para 2 de outubro. A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos começa em 20 de julho. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto. O PSDB ainda não definiu oficialmente um pré-candidato.

Após as eleições, no dia 2 de outubro, um eventual segundo turno está marcado para 30 de outubro. Presidente e governadores eleitos tomarão posse em 1º de janeiro de 2023.

Confira:

BETO ALBUQUERQUE – PSB

Beto Albuquerque

Natural de Passo Fundo, Beto Albuquerque foi deputado estadual e deputado federal. Em 2014, foi candidato à vice-presidente na chapa de Marina Silva (PSB)

.

.

.

.

EDEGAR PRETTO – PT

Edegar Pretto

Natural de Miraguaí, Edegar Pretto é deputado estadual e já foi presidente da Assembleia Legislativa. O PV e o PC do B anunciaram apoio ao político no estado.

.

.

.

.

Gabriel Souza

GABRIEL SOUZA – MDB

Natural de Porto Alegre, Gabriel Souza é deputado estadual e já foi presidente da Assembleia Legislativa.

.

.

.

Luis Carlos Heinze

LUIZ CARLOS HEINZE – PP

Natural de Candelária, Luis Carlos Heinze foi prefeito de São Borja, deputado federal e é senador. O PTB anunciou apoio ao político, indicando a vereadora de Porto Alegre Tanise Sabino como vice.

.

.

.

MAECO DELLA NINA – PATRIOTA

Marco Della Nina

Natural de Porto Alegre, é líder comunitário há 33 anos.

.

.

.

.

.

ONYX LORENZONI – PL

Onyx Lorenzoni

Natural de Porto Alegre, Onyx Lorenzoni foi deputado estadual e é deputado federal. Ocupou os ministérios da Casa Civil, da Cidadania e do Trabalho e Previdência, além da Secretaria-Geral da Presidência, no governo de Jair Bolsonaro (PL). O Republicanos anunciou apoio ao político.

.

.

.

PEDRO RUAS – PSOL

Pedro Ruas

Natural de Porto Alegre, Pedro Ruas foi deputado estadual e é vereador da Capital. O PSOL busca o apoio de partidos como PCB, UNIDADE POPULAR e PSTU.

.

.

.

.

Ricardo Jobim

RICARDO JOBIM – NOVO

Natural de Santa Maria, Ricardo Jobim é advogado e empresário.

.

.

.

.

ROBERTO ARGENTA – PSC

Roberto Argenta

Natural de Gramado, Roberto Argenta foi prefeito e vereador de Igrejinha, além de deputado federal. Atualmente, atua como empresário.