CRIADA VARA DE EXECUÇÃO CRIMINAL REGIONAL EM PELOTAS

135
Vara de Execução Criminal Regional terá uma nova instância.  O vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz, representou a prefeita Paula Mascarenhas na solenidade. Foto: Michel Corvello

Foi inaugurada em Pelotas o 2º Juizado da Vara de Execução Criminal Regional (VEC) no salão do Júri do Foro local. Em uma cerimônia com magistrados e autoridades, a presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira, oficializou a criação da repartição, ao lado do diretor do Foro, Juiz Ricardo Arteche Hamilton.

Como um dos últimos atos à frente do Tribunal de Justiça, a desembargadora enfatizou a importância do novo juizado e o empenho para consolidá-lo. “É um dia de celebração, de alegria, pois é mais uma vitória do judiciário em benefício das nossas comunidades e jurisdicionados. É sempre gratificante voltar à minha terra natal com boas notícias, especialmente aqui na Casa da Justiça”, ressaltou a magistrada.

Para o diretor do Foro de Pelotas, esse novo juizado é um reforço significativo para atender às demandas dos presídios da região. “A VEC não gerencia apenas o presídio de Pelotas, mas também os de Canguçu, Rio Grande e outras comarcas vizinhas, o que exige que um único juiz não consiga dar conta. Agora, um novo magistrado assumirá para compartilhar essa demanda”, observou Hamilton.

A Vara de Execução Criminal Regional foi instalada em Pelotas em julho de 2018, sendo a quarta regionalizada no estado, responsável pelos processos das Comarcas de Jaguarão, Canguçu, Camaquã e Rio Grande. O espaço físico já foi designado para a nova repartição, embora o juiz ainda não tenha sido definido. Contudo, uma equipe de servidores está pronta para lidar com a distribuição dos novos processos.

Também acompanharam a cerimônia, o prefeito em exercício, Idemar Barz, o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, e o Procurador-Geral do Município, Eduardo Trindade.