CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS AO GOVERNO DO ESTADO

35
Atualização das CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS AO GOVERNO DO ESTADO
O calendário prevê que o período das convenções partidárias iniciou na quarta-feira, 20.07 e se estende até o dia 5 de agosto, uma sexta-feira. Confira as datas das convenções no RS, que irão definir os candidatos a governador, senador, deputado federal e deputado estadual:

QUARTA-FEIRA – 20.07.2022

  • PSC – quarta-feira, 20 de julho – Teatro Dante Barone

EMPRESÁRIO ROBERTO ARGENTA É CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO PELO PSC

O PSC aprovou em convenção estadual nesta quarta-feira (20) a escolha de Roberto Argenta como candidato ao governo do Rio Grande do Sul. A oficialização da candidatura foi realizada no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no primeiro dia do período para realização das convenções partidárias, conforme o claendário do Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

VICE É DO SOLIDARIEDADE

O Solidariedade realizou sua convenção estadual na noite desta sexta-feira na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e anunciou o nome da candidata a vice na chapa de Roberto Argenta (PSC). Mulher negra, Nivea Rosa é funcionária pública na área da saúde em Caxias do Sul, professora universitária e tem formação em Psicologia, com pós-graduação em Terapia Familliar, Aconselhamento Pastoral em Psicologia, Docência do Ensino Superior.

ROBERTO ARGENTA – Natural de Gramado, Roberto Argenta foi prefeito (de 1989 a 1992) e vereador (de 1993 a 1996) de Igrejinha, além de deputado federal (entre 1999 e 2003). Atualmente, atua como empresário.

SEXTA-FEIRA – 22.07.2022

  • PL – sexta-feira, 22 de julho – Teatro Dante Barone

PL INDICA ONYX LORENZONI PARA GOVERNADOR

O nome do ex-ministro e deputado federal Onyx Lorenzoni foi homologado como candidato do PL ao governo do Estado. Com o Teatro Dante Barone lotado de apoiadores, incluindo militantes do Republicanos, Patriota e PROS, partidos que estão juntos na corrida eleitoral.

ONYX LORENZONI – Nascido em Porto Alegre, Onyx Dornelles Lorenzoni tem 67 anos, é formado em medicina veterinária e é empresário. Ele participou da transição do governo de Michel Temer ao de Jair Bolsonaro e, na sua gestão, foi secretário-geral, ministro-chefe da Casa Civil e ministro da Cidadania e do Trabalho e Previdência. Antes disso, foi deputado estadual e deputado federal. Presidente-estadual do PL, Onyx voltou ao partido atual do presidente, já que tinha representado a sigla nas décadas de 1980 e 1990. Porém, grande parte de sua carreira política foi pelo DEM, que se fundiu com o PSL para formar o União Brasil. Pelo DEM (que, antes, era PFL), o porto-alegrense se candidatou duas vezes à prefeitura da capital gaúcha. Em 2004, ficou em terceiro lugar e, em 2008, ficou em quinto. Em ambos os pleitos, José Fogaça foi o eleito.

  • Patriota – sexta-feira, 22 de julho

O Patriota decidiu apoiar o PL. O partido também fez convenção nesta sexta-feira, 22.07.

  • Pros – sexta-feira, 22 de julho

O Pros decidiu apoiar o PL. O partido também fez convenção nesta sexta-feira, 22.07.

  • Solidariedade – sexta-feira, 22 de julho – Câmara de Porto Alegre.

O Solidariedade realizou sua convenção estadual na noite desta sexta-feira na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e anunciou o nome da candidata a vice na chapa de Roberto Argenta (PSC). Mulher negra, Nivea Rosa é funcionária pública na área da saúde em Caxias do Sul, professora universitária e tem formação em Psicologia, com pós-graduação em Terapia Familliar, Aconselhamento Pastoral em Psicologia, Docência do Ensino Superior.

SÁBADO – 23.07.2022

  • Partido Novo – sábado, 23 de julho – Hotel Quality Porto Alegre

NOVO INDICA RICARDO JOBIM

O NOVO aprovou neste sábado – 23.07 – em convenção realizada em Porto Alegre, a escolha de Ricardo Jobim como candidato ao governo do Rio Grande do Sul pela sigla. A oficialização da candidatura foi realizada no Hotel Quality. “A gente pode, sim, ter esperança em dias melhores, mas calcado em que, calcado na responsabilidade, calcado na verdade, calcado no exemplo e principalmente na transparência”, disse Jobim.

O advogado Rafael Dresch foi indicado como vice-governador. Ele é nascido em Porto Alegre, onde é professor na Faculdade de Direito da UFRGS. O evento ainda teve a presença de Tiago Mitraud, pré-candidato à vice-presidência da República na chapa de Felipe D’Ávila. Na convenção deste sábado foram definidas também 20 candidaturas a deputado estadual e 6 candidaturas a deputado federal pelo partido.

RICARDO JOBIM

Ricardo Jobim é advogado e empresário. Ele foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Maria.

  • Republicanos – sábado, 23 de julho – Câmara de Porto Alegre

REPUBLICANOS APOIA ONYX

O Republicanos decidiu por apoiar Onyx Lorenzoni e indicar o candidato ao senado na chapa. Pela primeira vez em sua história o Republicanos lança candidato ao Senado pelo RS. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, foi confirmado em convenção do partido na tarde deste sábado, na Câmara dos Vereadores de Porto Alegre. Ele estará na chapa que tem Onyx Lorenzoni (PL), que participou do evento, na disputa pelo Palácio Piratini.

  • PSB – sábado, 23 de julho – Teatro Dante Barone

PSB INDICA BETO ALBUQUERQUE

O PSB confirmou o nome de Beto Albuquerque na disputa ao governo do Estado, mas manteve o restante da chapa aberta na esperança de fechar com apoio do PDT ou da federação encabeçada pelo PT. A convenção do partido, na manhã deste sábado, no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre, reforçou a candidatura própria, como já era esperado. Os representantes do partido deliberaram para que a executiva estadual siga tratativas e decida a situação dentro do prazo legal da homologação das candidaturas, analisando a situação de outras legendas que ainda não realizaram suas convenções. No entanto, os momentos que antecederam essa definição suscitaram acalorado debate entre os presentes.

BETO ALBUQUERQUE

Beto Albuquerque tem 59 anos e natural de Passo Fundo. Cursou Direito e no Diretório Acadêmico e no DCE da UPF iniciou sua atividade política, tendo o PSB como seu único partido. Foi deputado estadual por duas vezes, sendo o autor da lei que originou a Uergs, e por quatro vezes foi deputado federal, período em que esteve secretário de Estado por duas vezes. Com a morte do presidenciável Eduardo Campos, em 2014, Beto renunciou sua candidatura ao Senado, passando a ser candidato a vice-presidente do Brasil, com Marina Silva. Em 2018, concorreu ao Senado, quando recebeu 1.713.792 votos eleitores gaúchos.

Atualmente, Beto é vice-presidente nacional do PSB e presidente do Instituto Pietro, que foi criado a partir da perda do filho para a leucemia. Na disputa ao Palácio Piratini, defende atenção especial à educação. Após a convenção do partido, Beto segue sem chapa formada para a disputa.

DOMINGO – 24.07.2022

  • Podemos – domingo, 24 de julho – Câmara de Porto Alegre

PODEMOS OFICIALIZA CANDIDATURA DE LASIER MARTINS

O Podemos oficializou, em convenção neste domingo, a candidatura à reeleição de Lasier Martins ao Senado e o apoio à chapa do ex-governador Eduardo Leite, que esteve presente no evento, ao Palácio Piratini. Agora, caberá aos tucanos referendarem a parceria durante a convenção do PSDB, no próximo domingo, e confirmarem o nome de Lasier na chapa de Leite.

  • PSOL – domingo, 24 de julho – Centro de Convenções Barros Cassal

PSOL INDICA PEDRO RUAS AO GOVERNO DO ESTADO

A convenção eleitoral da federação formada por PSOL e Rede no Rio Grande do Sul ocorreu no domingo, dia 24, e oficializou os nomes do vereador de Porto Alegre Pedro Ruas para o governo do estado, junto com a professora Neiva Lazzarotto como vice. O encontro ainda homologou a candidatura de Roberto Robaina, vereador da Capital, ao Senado, e uma nominata de 32 candidaturas do PSOL à Assembleia Legislativa, puxada pela deputada estadual Luciana Genro, e 30 nomes do partido à Câmara dos Deputados, liderados pela deputada federal Fernanda Melchionna. A convenção reuniu mais de 500 pessoas no Centro de Eventos Barros Cassal e também confirmou duas candidaturas a deputado federal da Rede e quatro a estadual.

PEDRO RUAS

Pedro Luiz Fagundes Ruas, nasceu em Porto Alegre em 3 de janeiro de 1956, é advogado e iniciou militância ainda no antigo MDB. Quando Leonel Brizola voltou do exílio em 1979, construiu o PTB, e posteriormente o PDT junto com Brizola. Nos últimos anos, foi o vereador mais votado de Porto Alegre e eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Sul pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Atualmente, atua como vereador em Porto Alegre, tendo sido eleito como o segundo mais votado para a câmara.

  • União Brasil – domingo, 24 de julho – Clube Farrapos

Em convenção estadual realizada na manhã deste domingo, 24, o União Brasil do RS aprovou a coligação na chapa majoritária da eleição regional com a federação formada por PSDB e Cidadania, homologando assim o apoio à pré-candidatura do ex-governador Eduardo Leite (PSDB) ao governo. No encontro também foram aprovados os nomes dos concorrentes à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa pela legenda.

Último fim de semana de julho

 PDT – sábado, 30 de julho – Câmara de Porto Alegre

 PP – sábado, 30 de julho – Teatro Dante Barone

 PTB – domingo, 31 de julho – Câmara de Porto Alegre

 MDB – domingo, 31 de julho – Teatro Dante Barone

 PSDB – domingo, 31 de julho – Amrigs

 PT – domingo, 31 de julho – local a definir

 PSD – segunda, 01 de agosto – Teatro Dante Barone