CHEIAS EM PELOTAS DEVERÃO ATINGIR SEU PICO ENTRE HOJE E QUARTA-FEIRA

302
Prefeita Paula Mascarenhas em reunião com as forças de segurança na Sala de Situação – Foto: Gustavo Vara

A prefeita Paula Mascarenhas revelou que estudos matemáticos de pesquisadores da UFPEL sobre a movimentação das águas do Guaíba na Lagoa dos Patos deverá atingir o pico do volume entre esta segunda-feira, 13 e quarta-feira, 15.05.

Haverá a elevação dos níveis do canal São Gonçalo e Santa Bárbara. O mapa de áreas de risco foi atualizado incluindo a Vila Farroupilha e a rodoviária, incluindo o aumento da ameaça de alagamentos nesses pontos.

Paula Mascarenhas salientou ainda que com a elevação dos canais os sistemas de drenagens do Municípios estão estressados, ocasionando o risco de em um momento de cheias maiores não funcionarem de maneira adequada.  Sobre o auge do volume de água do Guaíba chegando, Paula destacou que o início da semana será a monitoramento das previsões climáticas de vento e outros fatores.

A prefeita também anunciou que os postos de atendimento do Corpo de Bombeiros, como o localizado na avenida Rio Grande do Sul, no Laranjal, serão ampliados para cinco em diferentes regiões. Além disso, a partir de segunda-feira, todos os hospitais do município começaram a abrir dez leitos a mais de retaguarda. No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), os espaços já estão em funcionamento.