
Do DP – Diário Popular
Em mais um live da Prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), na manhã deste domingo (19), o foco foi para a previsão do tempo até quarta-feira. As projeções não são positivas e a orientação é para que ainda está em zona de risco saia agora de suas casas. “Estamos com estabilidade nos níveis, mas ainda estão altos. A preocupação é para o início da semana, quando se aproxima a segunda leva de água do rio Guaíba”, disse a chefe do Executivo.
O segundo pico de água, segundo as projeções, deve começar a chegar a partir da noite deste domingo, se estendendo até quarta-feira. Com o vento nordeste, que facilita o escoamento da Lagoa dos Patos, ao mesmo tempo empurra com muita força a água do Guaíba, trazendo muito volume para a região. “Ainda temos previsão de muita chuva para terça e quarta, com possibilidade de ultrapassar os 50 milímetros e os terrenos estão encharcados”, citou. Ainda sim, com a lua cheia faz com que a maré oscile muito, tanto para alta ou baixa.
“São vários pontos negativos até quarta. Então vamos monitorar, pois as intervenções que tinham que ser feitas, já fizemos tudo.” Diante dessa perspectiva, as aulas seguem suspensas até quarta-feira. Ainda na live, a prefeita solicitou doações de cestas básicas, achocolatado, proteínas, café, suco em pó, óleo, açúcar, extrato de tomate além de material de higiene pessoal. Também faltam roupas de cama, cobertores e toalhas, roupas íntimas novas e masculinas de inverno. Para as crianças, brinquedos e móveis de plástico para as atividades lúdicas delas. Já os animais abrigados na Rural, são precisos roupinhas, coleiras, jornal velho e, principalmente, voluntários. As doações podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social (SAS), na rua Deodoro, 404.
Segundo a previsão do tempo do Centro de Pesquisa e Previsão Meteorológica da UFPel (CPPMet).
O último boletim aponta a circulação em médios níveis da troposfera, provocando um abaixamento da pressão sobre a costa do RS, o que induz um escoamento de umidade e ar relativamente mais quente para a região, gerando nebulosidade com condição de chuva fraca ocasional em todo o setor mais próximo à costa e a maior parte metade norte do RS.
Por outro lado, uma região de pressão mais alta sobre o norte da Argentina transporta uma massa de ar mais seco, porém não tão frio para o noroeste e oeste gaúcho e partes da Campanha, onde há condição é de apenas variação de nebulosidade.
Previsão AZONASUL:
Nublado com chuva fraca ocasional.
Temperaturas mínimas registradas entre 7,5°C e 13°C.
Temperaturas máximas previstas entre 11°C e 16°C.
Os ventos serão predominantemente da direção sudoeste, com períodos de nordeste/sudeste próximo à costa. Intensidade fraca
Nível do São Conçalo se manteve em 2,92 metros durante a madrugada deste domingo, segundo os dados do sensor do Sanep. Pela manhã, voltou a subir dois centímetros e está em 2,94 metros pela última atualização. Já a Lagoa dos Patos está em 2,67 metros. Confira:
Inundação da Lagoa dos Patos em Rio Grande Na última atualização da Lagoa dos Patos em Rio Grande, às 8h de hoje, o nível estava a 2,38metros, o que corresponde a 48 centímetros acima do nível do cais do Porto. O vento sopra no sentido leste a 21 quilômetros por hora.