CHEIAS: ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO DE PELOTAS NESTE DOMINGO, 19.05 – ÀS 13H

1527
Foto Janine Tomberg

Do DP – Diário Popular

Em mais um live da Prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), na manhã deste domingo (19), o foco foi para a previsão do tempo até quarta-feira. As projeções não são positivas e a orientação é para que ainda está em zona de risco saia agora de suas casas. “Estamos com estabilidade nos níveis, mas ainda estão altos. A preocupação é para o início da semana, quando se aproxima a segunda leva de água do rio Guaíba”, disse a chefe do Executivo.

O segundo pico de água, segundo as projeções, deve começar a chegar a partir da noite deste domingo, se estendendo até quarta-feira. Com o vento nordeste, que facilita o escoamento da Lagoa dos Patos, ao mesmo tempo empurra com muita força a água do Guaíba, trazendo muito volume para a região. “Ainda temos previsão de muita chuva para terça e quarta, com possibilidade de ultrapassar os 50 milímetros e os terrenos estão encharcados”, citou. Ainda sim, com a lua cheia faz com que a maré oscile muito, tanto para alta ou baixa.

“São vários pontos negativos até quarta. Então vamos monitorar, pois as intervenções que tinham que ser feitas, já fizemos tudo.” Diante dessa perspectiva, as aulas seguem suspensas até quarta-feira. Ainda na live, a prefeita solicitou doações de cestas básicas, achocolatado, proteínas, café, suco em pó, óleo, açúcar, extrato de tomate além de material de higiene pessoal. Também faltam roupas de cama, cobertores e toalhas, roupas íntimas novas e masculinas de inverno. Para as crianças, brinquedos e móveis de plástico para as atividades lúdicas delas. Já os animais abrigados na Rural, são precisos roupinhas, coleiras, jornal velho e, principalmente, voluntários. As doações podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social (SAS), na rua Deodoro, 404.

Condições meteorológicas – 13h
.
Níveis: conjunto de fatores se desenham de forma desfavorável para elevação gradual do nível da Lagoa dos Patos, com vento do quadrante Leste ao longo do domingo (19). Sensor que monitora o nível da Lagoa dos Patos passa por reparo por problema de bateria. Deve normalizar nas próximas horas. Sensor do Sanep que monitora o nível do canal São Gonçalo no Porto de Pelotas funciona normalmente.
.
Ventos: a partir de terça-feira (21) previsão de vento Nordeste na Lagoa dos Patos, o que deve trazer mais volumes d’água em direção à margem.
.
Chuvas: é esperada chuva volumosa entre terça e quarta-feira.
.
Marés: fator astronômico (lua cheia) nesta semana também contribui para cenário desfavorável na região. Implica variações significativas entre níveis de maré alta e baixa durante o dia
.
Fonte: Equipe UFPel/Sala de Situação
.

Segundo a previsão do tempo do Centro de Pesquisa e Previsão Meteorológica da UFPel (CPPMet).

O último boletim aponta a circulação em médios níveis da troposfera, provocando um abaixamento da pressão sobre a costa do RS, o que induz um escoamento de umidade e ar relativamente mais quente para a região, gerando nebulosidade com condição de chuva fraca ocasional em todo o setor mais próximo à costa e a maior parte metade norte do RS.

Por outro lado, uma região de pressão mais alta sobre o norte da Argentina transporta uma massa de ar mais seco, porém não tão frio para o noroeste e oeste gaúcho e partes da Campanha, onde há condição é de apenas variação de nebulosidade.

Previsão AZONASUL:

Nublado com chuva fraca ocasional.

Temperaturas mínimas registradas entre 7,5°C e 13°C.

Temperaturas máximas previstas entre 11°C e 16°C.

Os ventos serão predominantemente da direção sudoeste, com períodos de nordeste/sudeste próximo à costa. Intensidade fraca

DOMINGO – 19.05
Madrugada de domingo sem oscilações no canal São Gonçalo

Nível do São Conçalo se manteve em 2,92 metros durante a madrugada deste domingo, segundo os dados do sensor do Sanep. Pela manhã, voltou a subir dois centímetros e está em 2,94 metros pela última atualização. Já a Lagoa dos Patos está em 2,67 metros. Confira:

Canal São Gonçalo
0h – 2.92 metros
1h – 2.92 metros
2h – 2.92 metros
3h – 2.92 metros
4h – 2.92 metros
5h – 2.92 metros
8h – 2,94 metros
10h – 2,95 metros
11h – 2,95 metros
12h – 2,97 metros
Fonte: sensor Sanep
Lagoa dos Patos
0h – 2.65 metros
1h – 2.65 metros
2h – 2.65 metros
3h – 2.65 metros
4h – 2.67 metros
5h – 2.67 metros
6h: 2.93 metros
7h: 2.94 metros
8h: 2.94 metros
9h – 2.94 metros
10h – 2.94 metros
Sensor em manutenção.
Fonte: sensor Sanep 
RIO GRANDE
Em Rio Grande, nível da Lagoa dos Patos recua e está em 2,48 cm

Inundação da Lagoa dos Patos em Rio Grande Na última atualização da Lagoa dos Patos em Rio Grande, às 8h de hoje, o nível estava a 2,38metros, o que corresponde a 48 centímetros acima do nível do cais do Porto. O vento sopra no sentido leste a 21 quilômetros por hora.