CÂMARA DE VEREADORES APRESENTA PROJETO DO NOVO PRÉDIO – Podcast

185
A área institucional localizada no Parque Una, cedida pela prefeitura, conta com um terreno de 4.570,22 m², onde serão construídos 3.993,50 m² de prédio, mais áreas de praças cobertas e descobertas.

ARQUITETA JAQUELINE PEGLOW PEREIRA – REPRESENTANTE DA UCPEL NA COMISSÃO JULGADORA FALOU AO TREZE HORAS – Podcast

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE PELOTAS – VEREADOR MARCOS FERREIRA FALOU AO TREZE HORAS – Podcast

Um momento especial. Assim definiu o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Ferreira (Marcola), ao apresentar o projeto arquitetônico vencedor para a construção da nova sede do Poder Legislativo. A empresa Mendes e Prevedello – AP Arquitetos, de Curitiba (Paraná) conquistou o primeiro lugar, ficando em segundo o escritório do arquiteto Noé Vega Cotta de Mello, de Pelotas.

A área institucional localizada no Parque Una, cedida pela prefeitura, conta com um terreno de 4.570,22 m², onde serão construídos 3.993,50 m² de prédio, mais áreas de praças cobertas e descobertas. Com quatro andares e um mezanino, a proposta vencedora contará com um plenário principal para 220 pessoas, dois plenarinhos com capacidade para 60 ocupantes cada, refeitório, cozinha, banheiros, 29 gabinetes (com 50 m²), elevador, sala para comissões legislativas e temáticas, presidência, direção, assessorias, estúdio para gravação e TV aberta, áreas administrativas, Procuradoria da Mulher, escadas rolantes, recepção, portaria e estacionamento. Energia solar e reaproveitamento de água também estão previstos.

Ricardo Prates, relator da comissão julgadora, falou em nome dos membros, parabenizando a Câmara Municipal pelo processo imparcial e democrático com que conduziu todo processo. “Foi um prazer representar a Associação de Engenheiros e Arquitetos nesta comissão. O projeto aprovado foi muito bem desenvolvido e por estar localizado em um bairro que foi pensado para as pessoas, a Câmara Municipal estará perto da comunidade”, disse Prates.

O arquiteto responsável, André Augusto Prevedello, diretor da AP Arquitetos, apresentou o projeto por videoconferência por se encontrar em compromisso previamente agendado fora do país. “É um projeto moderno, pensado minimamente para atender todas as demandas da casa legislativa de Pelotas, com destaque para o uso painéis de vidro, aumentando a luminosidade natural e diminuindo o uso de ar-condicionado”, explica o diretor. Em sua fala na Câmara, a representante do escritório vencedor, Thaís Mendes, frisou a importância da realização do concurso, o que eleva o nível técnico, o que é de suma importância para a qualidade dos projetos apresentados no país.

O presidente lembrou que, tanto o processo de licitação, quanto o concurso, não tiveram participação política e que em breve acontecerá a abertura de licitação para os projetos técnicos necessários para conseguir os alvarás de licença para o início das obras.

“O prédio da Câmara já é uma realidade e será construído ainda nesta legislatura. Estamos apresentando à comunidade hoje apenas no papel, mas podem ter certeza que essa Mesa Diretora não medirá esforços para tornar esse sonho de todos nós realidade”, disse Marcola.

Gilberto Cunha foi apresentado como engenheiro civil responsável pelo acompanhamento e fiscalização da obra. “Quando envolve dinheiro público, precisamos ter muita transparência e responsabilidade”, disse Marcola.

Na oportunidade, a Câmara prestou homenagens aos membros das comissões, menção honrosa ao segundo lugar e a entrega simbólica, do prêmio de R$ 100 mil a empresa vencedora.

MAIS IMAGENS DA NOVA CÂMARA DE VEREADORES DE PELOTAS