WELCOME BACK
Ivon Carrico*
Após estonteante e recente vitória nas urnas, eis que assistimos a (re)entrada triunfal de Donald Trump – em Jerusalém, digo, na Casa Branca.
Seus acólitos, lá e cá, vestindo suas melhores túnicas e perfumes o saudavam – ‘Hosana! Hosana! Make America Great Again’.
Foi algo impensável, inimaginável que o ‘Agente Laranja’ varresse o País ‘coast to coast’. Além da Presidência, os Republicanos levaram as 02 Casas do Congresso – Senado e Câmara. E, até, pasmem, os incertos 07 ‘Estados pêndulos’!!!
Para alguns, nem no Vietnã o ‘Agente Laranja’ produziria um estrago maior, pois – naquela época, para eles – somente algumas florestas mixurucas foram, digamos, desfolhadas no delta do Mekong.
Para outros, o ‘Agente Laranja’ trouxe vida e energia, onde até as florestas da Nova Inglaterra agradeceram. Demonstrando todo esse vigor, estão radiantes, viçosas e multicoloridas. Lá, por esses dias, o Outono viceja e resplandece.
Em seu novo ‘Apostolado’ Donald Trump pretende (re)unir as ‘12 Tribos de Israel’. De Apresentador de TV a Bilionários, todos terão um lugar assegurado. Mas, entendo que, o maior destaque será o novo Secretário de Estado.
Marco Rubio, filho de Cubanos, Senador pela Flórida, irá formular e gerir a política exterior americana para os próximos 04 anos. É o primeiro latino a ocupar tão relevante posto. Provavelmente, então, a Região terá alguma prioridade.
Cuba, Nicarágua e Venezuela estarão em sua agenda. Rubio, profundo conhecedor das mazelas latino-americanas, não transigirá com esses Regimes e seus infames Ditadores. Para tanto, atuará em todos os foros para defenestrá-los.
Por sua vez, em prosseguimento à Doutrina americana, manterá o irrestrito apoio militar e diplomático às investidas de Netanyahu no Oriente Médio. Mas, focando o Irã. Já, Zelenski será um mero coadjuvante nas tratativas para a Ucrânia.
Em relação ao Brasil… penso que não seremos incomodados, como não incomodaremos. Para eles, apesar de estar no meio do Mandato, Lula é como o Biden, um ‘Pato Manco’. Sem chances de emplacar um novo Mandato ou indicar um nome.
*Ivon Carrico é pelotense, mora em Brasília, atuando na administração há quase 50 anos. Atuou na ANVISA e na Presidência da República. Brasília – 14/11/2024