ARTIGO – UM BRASIL ALEGRE

103

UM BRASIL ALEGRE

Ivon Carrico*

No Projeto Urbanístico do Lucio Costa a Capital Federal foi imaginada como um avião. Assim 2 Eixos espetaculares a cortam. Um, o Eixo Monumental – que é aquele onde estão situadas a Esplanada dos Ministérios, Catedral.

Este divide a Capital entre Asa Norte e Asa Sul. O outro, que o corta ortogonalmente, é o chamado “Eixão” que a divide nos sentidos Leste/Oeste.

Circundando esse colossal sítio urbano temos o Plano Piloto com milhares de Blocos Residenciais.

Bem, essas fotos são do “Eixão do Lazer”, Projeto surgido na década de 70 para tirar as pessoas de dentro de casa e vir pra rua.

Caminhar, correr, andar de bicicleta, encontrar amigos, ouvir grupos musicais…Esse o propósito. O Eixão é fechado ao tráfego de veículos para dar lugar a essa maravilha.

Em tempos de Pandemia e, com as devidas restrições e precauções sanitárias, esses encontros têm sido promovidos. Ninguém aguenta mais ficar em casa!!!!…Então, o negócio é curtir a vida, a família e os amigos. Enquanto se puder.

*Ivon Carrico é pelotense, mora em Brasília, atuando na administração há quase 50 anos. Atuou na ANVISA e na Presidência da República. (Brasília, 20/06/2021)