ARTIGO – O PSEUDO “VOTO-MULHER”

34

O PSEUDO “VOTO-MULHER”

Ivan Duarte*

“Vote em mulher!”, “…a sensibilidade da mulher…” , ” Só nós, mulheres,  é que sabemos… que podemos…”  , “Nosso partido valoriza a mulher!”, ” O nosso é o que mais valoriza!”…

Nos últimos dias, vi muitos partidos (de todas as matizes) com inserções na TV, falando do voto em mulher. Bastante, mesmo!

Nos partidos de esquerda, que sempre lutaram por emancipação e mais participação das mulheres em todos os espaços, nenhuma novidade. Mesmo que, muito aquém do necessário, as conquistas das mulheres se deram com a apoio dos partidos de esquerda.

O que está me chamando a atenção,  são as “direitosas”… Como Ana Amélia Lemos, que sempre teve posturas e aliados machistas e fascistas, querer posar , agora , de “valorizar a mulher” ….

Ou de uma deputada da direita evangélica que migrou agora para um partido de direita, falando em ” igualdade com os homens”…

Fico sabendo que a Michele Bostonaro vai se filiar ao PL e, segundo uma comentarista da GloboNews, isto vai ajudar na busca da reeleição do marido.

Vi uma inserção do PSDB, onde o Eduardo Leite falou, exclusivamente,  de mulheres tucanas, e do quanto aquele partido “abre espaço” para as mulheres…

Que está acontecendo? Será que há pesquisas orientando a direita a falar tanto em “voto feminino”???

E agora, a presidenciável Simone Tebet (a última das terceira via)… Esta  vem com tudo com o discurso: “Mulher vota em mulher”.

Interessante… Essa direita  toda votou em FHC, Serra, Aécio, sem qualquer questionamento quanto ao machismo… Apoiaram todas as políticas que, em nada, ajudaram as mulheres… Pelo contrário!

E estas direitosas foram às ruas, algumas votaram e festejaram o golpe misógino contra a Dilma…

E agora bancam as “feministas eleitorais”….

Esse oportunismo sempre acontece em eleições. Mas a escala , agora, é bem maior.

Devem ter pesquisas…

Só espero que o eleitorado feminino não caia nesta armadilha.

Se forem votar pelo critério de gênero, vão pela esquerda, companheiras!

*Ivan Duarte foi vereador em Pelotas e é presidente do Diretório Municipal do PT-Partido dos Trabalhadores em Pelotas – 25/5/22.