ARTIGO – O PARADOXO DA INTERNET

212
O PARADOXO DA INTERNET
.
Ivon Carrico*
.
Miragem é um termo de origem francesa que, na Física, explica a ocorrência de um fenômeno ótico causado pela refração da luz.
.
Isto é, a visualização de uma imagem que, na verdade, está em outro lugar. Ou seja, uma realidade distorcida.
.
Já, no sentido figurado, é aquilo que se apresenta como uma falsa realidade.
.
Hoje, um significativo fenômeno na Internet – como uma involução – insiste em criar, também, uma realidade paralela, para ‘cancelar’ direitos e pretensões de determinados indivíduos e grupos sociais.
.
Tal como na Física o objeto (indivíduos/grupos) existe, mas – para alguns – não é visualizado em  suas reais dimensões. E, óbvio, sequer respeitado. Não é visto como sujeito.
.
Essa ‘miragem’ afastou da cidadania, durante Séculos, boa parte desse contingente, que a Constituição Federal/1988 – reparando tamanha distorção – albergou e, a Igreja há 2.000 anos já pregava a devida atenção e assistência.
.
Estou falando daqueles ‘Grupos Sociais’ cuja ‘visibilidade’ é, intencionalmente, apagada. Não preciso nominá-los. E, tampouco, estou me referindo a um possível revisionismo histórico. Basta não ser alienado para conhecer  dessa cruel ‘realidade’ que, muitos, insistem em impor. Diariamente, está presente nas mídias sociais, impressa e televisiva.
.
Mas, … todo esse aparato legal e religioso parece – entretanto – que não sensibilizou e, tampouco, tem sensibilizado essa turma que está chegando.
.
A Internet, ao mesmo tempo em que democratiza a informação, também pode alienar e subverter sentimentos. Daí que a inclusão digital, paradoxalmente, nem sempre será a panacéia para conter todos os nossos males.
.
Precisamos ficar atentos. Não podemos mais reincidir nesses tantos erros e infortúnios históricos. Nosso País precisa de paz. Paz social. (Ivon Carrico)
.
*Ivon Carrico é pelotense, mora em Brasília, atuando na administração há quase 50 anos. Atuou na ANVISA e na Presidência da República. Brasília: 05/08/2023