ARTIGO – A PINACOTECA DO CLUBE COMERCIAL

378

A pinacoteca do Clube Comercial

Henrique Pires*

Num momento de dificuldades – por conta de obras em seu edifício sede – fez bem o Clube Comercial em conveniar com a UFPEL – Universidade Federal de Pelotas –  e colocar seu importante acervo pictorico no Museu Leopoldo Gotuzzo.

Este, por sua vez, salvaguardou as pinturas, deu o amparo necessário à proteção daquele conjunto raro e foi além: expôs os quadros e permitiu que muitos munícipes e turistas conhecessem duas vigorosas obras de Aldo Locatelli, um primoroso e importante trabalho em óleo sobre tela de Pedro Weingartner, além de obras de Gotuzzo, Ângelo Guido, Pedro Bruno e tantos outros mestres que ao longo dos anos expuseram ou lecionaram em Pelotas.

Ao acolher em instituição publica e arrolar o acervo, a UFPEL inventariou as peças e as registrou, com os cuidados que cercam essa saudável parceria entre instituições publicas e privadas, visando o interesse maior da comunidade.

Por isso causa estranheza as informações que circulam na cidade, dando conta de que, aos poucos, algumas dessas obras estariam sendo vendidas ou oferecidas a colecionadores e galeristas.

Se isso está de fato acontecendo, alguns alertas devem ser feitos. Em primeiro lugar, o Museu Leopoldo Gotuzzo não é galeria comercial que pendura quadros para vender. Pode até ter uma lojinha com souvenires, mas o acervo salvaguardado na casa é sagrado. Em segundo lugar, embora o Comercial seja dono dos quadros, pelo alto valor individual e pelo valor maior do conjunto (pictorico e histórico) – pertencente aos sócios proprietários, registre-se – uma venda dessas, para ter segurança jurídica, merece o olhar atento de conhecedores do direito, que certamente examinarão os editais publicados e as boas práticas que as circunstâncias requerem, pois claramente o abrigo ofertado (corretamente) pela UFPEL não a coloca apenas como a dona do depósito onde as obras estão recolhidas.

Tomara que Pelotas não perca esse acervo. Aguardemos a palavra do Clube e do Museu…

*Jornalista e colaborador do Treze Horas