ARTIGO – 45 ANOS PELOTAS TREZE HORAS

348

45 ANOS PELOTAS TREZE HORAS

Carlos Francisco Sica Diniz*

Não fosse por mais nada, somente o fato de um programa de rádio manter-se no ar, ininterruptamente, por 45 anos, já seria um fato a comemorar efusivamente.

Tudo começou em Roma, na cobertura feita pelo Clayton durante aquele período histórico nos “anos setenta”, em que tivemos nada menos do que três Papas em apenas três meses: Paulo Sexto, João Paulo Primeiro e João Paulo Segundo. Foi lá, no velho mundo, durante aquelas transmissões, que surgiu a ideia de criar um programa diário de debates na Rádio Universidade de Pelotas.

O que parecia um sonho distante tornou-se realidade, o que já era muita coisa!

Porém, o que ninguém ousava imaginar é que um programa radiofônico como esse tivesse destinado a tal longevidade. 45 anos no ar, dia a dia, semana a semana, ano a ano, sempre se renovando, sempre conservando seu prestígio e sua credibilidade.

Dos debatedores iniciais muitos ainda estão entre nós, mas também muitos já nos deixaram e deles temos saudades e lembranças.

Não é demais relembrar que, nesses 45 anos, o “Treze” andou pelo mundo inteiro, do ocidente ao oriente; transmitiu fatos históricos de relevância. Lembro-me de alguns:  as coberturas diretas de Berlim, dos atos de reunificação da Alemanha, em 1990; a Conferência do Meio Ambiente (Rio 92), do Rio de Janeiro, quando Clayton Rocha chefiou a delegação do Rio Grande do Sul, por ato do Governador Alceu Collares; as diversas coberturas de Portugal, no final do século passado, quando se estava a preparar as comemorações Luso-Brasileiras dos quinhentos anos da descoberta do Brasil; e isto apenas para dar alguns exemplos que me iluminam a memória.

Mas é no dia a dia do Treze, nos debates políticos, nos debates culturais, nas suas campanhas históricas e no cumprimento da incessante meta de prestigiar a cidade no cenário gaúcho e nacional que o “Treze” encontra e desenvolve sua verdadeira vocação, através do competente e incansável jornalista Clayton Rocha e da equipe que dirige.

Salve o Pelotas 13 Horas, no rumo de seu cinquentenário.

*Advogado.