ARQUIDIOCESE DE PELOTAS CELEBRA 92a. EDIÇÃO DA FESTA DE Na. Sa. DE NAVEGANTES

87

92ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Pelotas

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é uma das maiores festividades do calendário religioso da cidade de Pelotas. Ela é realizada em conjunto pelas Paróquias Santo Antônio, no Laranjal, e Sagrado Coração de Jesus, na região do porto.

Os festejos iniciaram no dia 27 de janeiro, com carreata saindo da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, no Valverde até a Comunidade Matriz Santo Antônio, onde foi celebrada uma Missa.

No domingo (28), ocorreu a mateada na Comunidade do Valverde e após, a Santa Missa.

Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, foi a vez do tríduo em preparação da Festa nas duas Paróquias em paralelo. Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e na Igreja Matriz. Na Paróquia do Laranjal, as celebrações ocorreram dia 29, na Comunidade Santo Antônio; dia 30, na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes (no Barro Duro); e, dia 31, na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes (na Z3).

Ainda, no dia 1º, ocorreu a procissão pelas ruas da Colônia de Pescadores Z3.

Hoje, dia 02, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, ocorre a oração do Rosário às 7h30 e, em seguida a imagem de Nossa Senhora é conduzida em procissão motorizada até a Colônia Z3, onde ocorre a Missa Festiva às 10h. A imagem retorna com a procissão lacustre a partir das 15h. Concluindo as festividades, ocorre a Missa Festiva, às 18h no ginásio do Colégio São José (levar cadeira de praia) e, às 19h, na Com. Nossa Senhora dos Navegantes do Valverde.