ANUNCIADO MAIS UM FIM DE SEMANA DE LOCKDOWN

176
A prefeita Paula Mascarenhas anunciou, durante transmissão nas redes sociais, na tarde desta terça-feira (9), mais um fim de semana de fechamento das atividades não essenciais em Pelotas.

A prefeita Paula Mascarenhas anunciou, durante transmissão nas redes sociais, na tarde desta terça-feira (9), mais um fim de semana de fechamento das atividades não essenciais em Pelotas. O Município reeditará as regras determinadas na semana passada, das 20h da sexta-feira (12) até as 5h de segunda-feira (15). Além do lockdown, o Município suspenderá a gratuidade da passagem para os idosos no transporte coletivo, como ocorreu em 2020, durante horário determinado.

Paula lamentou as 11 mortes ocorridas nos últimos dois dias e explicou que a decisão de fechar, pelo segundo fim de semana consecutivo, as atividades não essenciais, é uma tentativa de controlar a progressão da pandemia no Município. As restrições do fim de semana passado estão mantidas, mas com duas alterações – a antecipação do início do lockdown para as 20h de sexta-feira, e a permissão aos restaurantes e similares para funcionarem em regime de tele-entrega e pegue-leve.

“Estamos avisando a nossa decisão hoje, terça-feira. Então, há tempo para que as pessoas se preparem – aquelas que têm que fazer compras, comprar alimentos, para evitar aglomerações”, frisou Paula.

A reedição das regras do fechamento dos serviços não essenciais no fim de semana será publicada em novo Decreto Municipal nos próximos dias.

Suspensão da gratuidade

A retirada da gratuidade da passagem de ônibus dos idosos foi outra ação anunciada pela prefeita. Trata-se, ainda, da faixa etária com maior número de óbitos, apesar dos jovens estarem despontando entre os infectados. A suspensão passa a valer partir das 17h da sexta-feira e será válida sempre, das 17h às 9h.

“Vamos desestimular que essas pessoas andem de ônibus, entre as 17h e 9h, como forma de prevenção. Entendam como uma medida de preocupação, de estímulo para que fiquem em casa. É um gesto de carinho”, disse Paula, ao aproveitar para pedir a colaboração de todos durante o lockdown, principalmente com a não realização de festas como ocorreu no fim de semana anterior.