DEPUTADO LUIZ HENRIQUE VIANA-PSDB ASSUME A SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E INFRAESTRUTURA – Podcast

385
Viana é de de Pelotas, advogado e deputado estadual, eleito com 25.629 votos. Antes de ser eleito para a Assembleia Legislativa, foi vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas.

Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura – Luiz Henrique Viana
O novo Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Deputado Estadual Luiz Henrique Viana-PSDB, participou do Treze Horas desta terça-feira, 08.03. Ele falou sobre a troca de uma cadeira na Assembleia Legislativa para assumir um cargo no primeiro escalão no Executivo. Viana é de Pelotas, advogado e deputado estadual, eleito com 25.629 votos. Antes de ser eleito para a Assembleia Legislativa, foi vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas. Foi secretário de Qualidade Ambiental de Pelotas no governo do então prefeito Fetter Júnior. Como secretário, modernizou processos ao implementar o Sistema de Licenciamento Online, o Sislam. O cargo de secretário do Meio Ambiente estava vago desde a saída do então chefe da pasta, Artur Lemos Júnior, que foi nomeado secretário-chefe da Casa Civil.

DEPUTADO LUIZ HENRIQUE VIANA-PSDB ASSUME A SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E INFRAESTRTURA – Podcast

Viana foi convidado pelo governador Eduardo Leite para fazer parte do seu time como secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura
.
Luiz Henrique Cordeiro Viana (PSDB), 59 anos, é advogado formado pela UFPel, pós-graduando em Gestão Pública e deputado estadual em primeiro mandato. Eleito com 25.629 votos – destes, 22.593 (88,15%) foram obtidos em Pelotas. De fevereiro de 2011 a abril de 2012, Viana foi Secretário de Qualidade Ambiental de Pelotas, no governo do então prefeito Fetter Júnior (PP). Como secretário, modernizou processos ao implementar o Sistema de Licenciamento Online, o Sislam. Trabalhou sempre em proximidade com o Ministério Público, que tinha, à época, os promotores Jaime Chatkin e Paulo Charqueiro à frente das questões ambientais. Como titular da SQA, criou curso de Educação Ambiental e instituiu a Comissão de Termos de Compromisso Ambiental, formada por servidores, para agilizar a tramitação dos processos na Secretaria e preservar o caráter técnico das decisões internas.
.
Entre 2013 e 2018, foi vereador em Pelotas e líder do governo na Câmara durante todo o mandato do ex-prefeito Eduardo Leite (2013-2016). Em 2017, quando presidiu a Câmara de Vereadores, economizou R$ 7,2 milhões, um terço do orçamento do Legislativo municipal daquele ano. A economicidade segue como uma das marcas da atuação política de Viana. Em dois anos de mandato como deputado estadual, economizou mais de R$ 1,1 milhão de reais com pessoal, verba de gabinete e diárias.
.
Viana é autor de dez projetos de lei. Entre eles, o que torna obrigatório o atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista e seus acompanhantes em estabelecimentos públicos e privados no Rio Grande do Sul. Criou também a proposta que torna direito dos servidores estaduais aposentados a possibilidade de fazerem a prova de vida na cidade em que moram e o projeto que torna obrigatória a colocação de banheiros químicos adaptados a deficientes físicos em eventos públicos do Rio Grande do Sul.
Na Assembleia Legislativa, Viana é criador de duas frentes parlamentares: a de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista e a de Fortalecimento da Ovinocultura no Rio Grande do Sul.
.
Viana é casado e pai de três filhos. Católico, membro do Movimento de Emaús há quatro décadas. Em coro às palavras do papa Francisco, entende que a política é a mais alta forma de caridade – compreendida como serviço e amor ao próximo, como promoção da dignidade humana, não mero assistencialismo.