ALIANÇA PELOTAS ABANDONA COMITÊ DE CRISE DO COVID-19 – Podcast

247
Empresário Amadeu Fernandes – coordenador da Aliança Pelotas e presidente do CIPEL – concedeu entrevista ao Treze Horas desta terça-feira, 07.07.

A Aliança Pelotas – entidade que reúne vários segmentos empresariais da cidade – deixou de fazer parte do chamado Comitê de Crise do Coronavírus. O Comitê é formado por representantes de órgãos públicos, universidades, hospitais e entidades de classe. O anúncio do abandono foi feito pelo coordenador da Aliança, Amadeu Fernandes, no Treze Horas desta terça-feira, 07.07 – (veja Podcast abaixo). ‘Não concordamos que o Comitê e a prefeita se submetam a apenas uma opinião, a do reitor da UFPEL, Pedro Hallal. Esta é a razão para deixarmos o comitê pois ele não acata outras opiniões. Tínhamos três integrantes no comitê’, disse Amadeu Fernandes na entrevista ao Treze.

A Aliança Pelotas ainda emitiu nota (veja nesta matéria em quadro abaixo) contestando a não solicitação, por parte da prefeitura a revisão, junto ao Governo do Estado, da classificação de bandeira vermelha para bandeira laranja.

A entidade entende que pelas normas do Decreto 55240/2020 do Governo do Estado, o município que sofre alteração da cor de bandeira, possuiu o direito de recorrer desta decisão, como aconteceu, por exemplo, com os  municípios de Caxias do Sul, Taquara, Erechim e Passo Fundo, os quais possuem o índice de 900 à 1600 contaminados para cada 100 mil habitantes, enquanto Pelotas mantém um índice muito inferior, de 90-100 contaminados por 100 mil habitantes, e mantiveram-se na bandeira laranja.

A prefeita Paula Mascarenhas, em videoconferência, nesta segunda-feira, acatou a bandeira vermelha decretada pelo governo do estado, deixando insatisfeita a Aliança Pelotas. Lembrando que a prefeita Paula Mascarenhas decidiu, ainda no domingo (5), não recorrer da alteração. A decisão foi anunciada em vídeo publicado nas redes sociais, e as definições da bandeira vermelha passaram a valer a partir desta terça-feira, 7 de julho.

Podcast – A entrevista concedida ao Treze Horas, pelo Coordenador da Aliança Pelotas – Amadeu Fernandes – está no início do programa desta terça-feira. Confira no Podcast (1a parte) abaixo:

CONFIRA ABAIXO A NOTA EMITIDA PELA ALIANÇA PELOTAS